Uso da cafeína e sua relação com o sono

A cafeína se liga aos receptores de adenosina, que estão localizados no seu cérebro. A adenosina é um neuro modulador do sistema nervoso central e sua principal função é avisar ao cérebro quando estamos fadigados

A cafeína é uma substância natural, princípio ativo do café, encontrado principalmente nas sementes dessa planta. Mas várias outras também apresentam essa substância química, como a erva-mate (usada para fazer chimarrão e tererê), o cacau, o guaraná, a cola e o chá. Todas essas plantas são relacionadas a alguma bebida capaz de nos despertar.

A cafeína se liga aos receptores de adenosina, que estão localizados no seu cérebro. A adenosina é um neuro modulador do sistema nervoso central e sua principal função é avisar ao cérebro quando estamos fadigados.

Qual o impacto da cafeína no sono?

Com um efeito de cerca de seis horas, seu corpo ainda estará processando uma xícara de café que você ingeriu pela manhã, até o final da tarde. Quando você aumenta sua dose de cafeína ou a consome mais tarde, o seu sono é afetado negativamente.

Às pessoas com insônia, a cafeína pode ser um grande problema, fazendo com que algumas noites sem sono se torne algo crônico. Sabe-se que o consumo da cafeína faz com que o início do repouso seja postergado, diminui o tempo total do descanso e aumenta o número de despertares ao longo da noite. A cafeína também pode reestruturar completamente as fases e reduzir a quantidade de sono profundo, que é a fase crítica para o rejuvenescimento físico e mental.

Por isso o ideal é evitar o consumo de café, chás ou refrigerantes antes de dormir. Estes alimentos além de prejudicar o sono tem um tempo de permanência organismo de aproximadamente oito horas.