Alunos do Santa Ana participam de visita técnica com o projeto “De Olho no Material Escolar”

Estudantes vivenciam etapas da Telli Agropecuária em ação educativa que moderniza o ensino do agronegócio, trazendo informações fundamentadas em dados científicos

Na última segunda-feira (23), os alunos do 5º ano da Escola Vicentina Santa Ana de Laranjeiras do Sul, participaram de uma atividade promovida pelo projeto ‘De Olho no Material Escolar’, na etapa ‘Vivenciando a Prática’. O evento ocorreu na propriedade Telli Agropecuária, localizada na Linha Nova, em Rio Bonito do Iguaçu, onde os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o agronegócio de forma prática e interativa.
O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos que busca modernizar a educação sobre o agronegócio, oferecendo informações baseadas em fatos e dados científicos. A atividade ‘Vivenciando a Prática’ proporciona uma imersão no ambiente rural, permitindo que as crianças compreendam a realidade do campo de maneira prática e envolvente. Segundo Maristela Hikishima, uma das proprietárias da Telli Agropecuária, e que também faz parte da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, a proposta vai além de uma simples visita. “Nós temos um roteiro específico que vai desde o plantio até a colheita, passando por todos os processos envolvidos na produção. A ideia é trazer uma conexão do campo à cidade, mostrando a interdependência que existe entre esses dois mundos”.

Apoiadores do projeto
A visita foi organizada com o apoio do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul e da Cooperativa de Produtores de Semente Coprossel, além da Cooperativa de Crédito Sicredi, que custeou o transporte dos alunos. Maristela destaca a importância da parceria. “Estamos muito gratos ao Sindicato e à Coprossel por acreditarem neste projeto, além da Sicredi pelo apoio logístico. É fundamental que as crianças tenham acesso a esse conhecimento desde cedo”.
Durante a visita, os alunos foram recebidos por Maristela, e seu marido, Eliseu Telli, que compartilharam a história da propriedade e os processos de produção agrícola. “É emocionante ver o interesse das crianças. Muitas vezes, elas não têm ideia de como os alimentos chegam até suas mesas. Quando elas veem o ciclo de produção na prática, isso desperta nelas um respeito maior pelo trabalho rural e pela produção de alimentos”, afirma Maristela.

Estudo sobre material didático
Uma das diretoras do programa, Nádia Jacintho, salienta a importância de projetos como este na educação das crianças: “Durante a pandemia, percebemos um distanciamento entre o que era ensinado e a realidade do agronegócio. Através deste projeto, estamos trazendo as crianças para conhecer e valorizar o que acontece no campo. É um incentivo para que elas considerem o agro como uma opção de carreira no futuro”.
Além disso, ela fala sobre um estudo que trouxe um dado preocupante. “Em 2022, foi realizado um estudo abrangente sobre o material didático disponível no Brasil, O constatado foi que apenas 3% de tudo que se diz sobre o agronegócio é respaldado por embasamento científico ou dados comprovados por instituições sérias. A maioria das informações que circula sobre o setor provém de fontes como material jornalístico ou opiniões pessoais, e não de dados científicos ou de institutos técnicos respeitados que temos no Brasil”.
Nádia ressalta ainda que a associação atua em quatro pilares principais. “O primeiro, ‘Vivenciando a Prática’, promove eventos que conectam jovens e crianças a propriedades rurais e agroindústrias, estimulando o interesse pelas oportunidades locais”.
Ela segue, frisando que “o segundo pilar busca atualizar o material escolar em parceria com editoras, refletindo os avanços da agricultura e pecuária nos últimos 50 anos”.
Sobre o terceiro pilar, ela diz que “envolve a colaboração com o MEC para melhorar a qualidade da educação, focando na alfabetização e no conhecimento em áreas essenciais”. E por fim exalta a Agroteca, que é uma biblioteca virtual que oferece mais de 300 assuntos relacionados à agricultura e pecuária de forma acessível. “Estabelecemos parcerias, para produzir vídeos educativos sobre cadeias do agronegócio”.

Visita
A Comissão de Mulheres do Sindicato Rural compartilhou que, após receber as crianças, iniciaram o passeio por uma lavoura de trigo em crescimento, onde foi feita uma demonstração de pulverização com drone. Em seguida, as crianças visitaram uma lavoura de trigo já pronta para a colheita, podendo observar a colheita realizada com uma colhedeira e a transferência dos grãos para o caminhão.
Após deixar a lavoura, exploraram uma área de preservação permanente, onde tiveram a chance de conhecer mais sobre o bioma da Mata Atlântica. A visita também incluiu as instalações de confinamento de gado de corte, onde puderam observar os animais e aprender sobre sua alimentação.
Um dos destaques foi a apresentação do sistema de geração de energia elétrica da propriedade, que utiliza energia solar. As crianças também visitaram a biofábrica, onde são elaborados insumos biológicos para o controle de pragas e doenças nas lavouras.

Encerramento e café com produtos agropecuários
O dia foi encerrado com uma visita aos parreirais e à indústria de suco de uva, onde aprenderam sobre todo o processo, desde o plantio até o engarrafamento.
O roteiro foi cuidadosamente elaborado para facilitar a compreensão dos processos da propriedade, permitindo que as crianças interagissem e tirassem dúvidas diretamente com os proprietários.
De acordo com a comissão, a tarde foi marcada por diversão, culminando em uma mesa cheia de produtos do campo, onde todos puderam apreciar os frutos do agronegócio.