Colégio Ireno Alves dos Santos promove V Feira do Conhecimento e Sarau Literário
Dos projetos de ciências, dois foram premiados na UFFS. Já as apresentações de dança, peças teatrais, haikais e exposição de maquetes foi considerada um show a parte
Nos dias 16 e 22 de outubro, o Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos promoveu a V Edição da Feira do Conhecimento na comunidade do Arapongas, em Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. Com uma participação expressiva da comunidade escolar, a feira apresentou uma programação diversificada, dividida em duas etapas: a Feira de Ciências e o Sarau Literário, celebrando a ciência e as artes como pilares fundamentais da educação.
Projetos apresentados
Na Feira de Ciências, os estudantes impressionaram o público com experimentos inovadores, entre eles a “Química do Amor,” o Labirinto Elétrico e demonstrações sobre a produção de Dopamina. Dois dos projetos, voltados para Robótica e Sustentabilidade, foram apresentados posteriormente na Feira da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), alcançando o primeiro e segundo lugares em suas respectivas categorias.
Show das turmas
O Sarau Literário, por sua vez, foi um espetáculo à parte, envolvendo estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. As apresentações incluíram dança folclórica gaúcha, encenações de peças teatrais de clássicos da literatura mundial e brasileira, declamações de poesias, haikais e exposições de maquetes inspiradas em obras literárias. O espaço foi decorado com referências visuais à literatura, criando uma atmosfera imersiva.
Orgulho
Para o diretor Paulo Gawlik, o sucesso do evento é resultado do esforço conjunto da equipe escolar, professores, estudantes e a comunidade: “Um evento como esse só é possível graças ao empenho de todos que se dedicam para mostrar o que foi construído ao longo do ano.”
A professora Elisangela Gomes Ferreira Garcia, coordenadora da Feira de Ciências, reforçou a importância de iniciativas assim, destacando que “a Escola Pública é o espaço por excelência para difundir o conhecimento científico, artístico e filosófico.”
A experiência do Sarau Literário foi também muito celebrada, conforme expressou a professora Rosangela de Fátima Rodrigues: “Foi um misto de insegurança e muito trabalho, superado pelo brilhante desempenho dos estudantes. Orgulho é a palavra que define o resultado de todo esse processo.”
Visitas
Além dos estudantes e familiares, o evento contou com a presença de visitantes de outras instituições, como os Colégios Ludovica Safraider, José Alves, Iraci Salete Strozak, Sebastião Estevam da Costa e a Escola Municipal Chico Mendes, promovendo uma troca de experiências e saberes entre os participantes.