Documentário homenageia artistas que marcaram a dança de rua e movimentos ligados ao Hip-Hop

‘Frutos – um documentário em movimento’, do Black Heart, recebeu aporte de R$ 32 mil e será apresentado em duas escolas e no Centro da Juventude nesta semana

A escola de danças urbanas Black Heart, liderada por Dionatan Paiva Bahls e Rubyane Mauricio, acaba de concluir o projeto ‘Frutos – um documentário em movimento’. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, com um aporte de R$ 32 mil, o documentário busca registrar e valorizar a produção do Hip-Hop na cidade de Laranjeiras do Sul.

Iniciativa
Ruby destaca que há uma carência cultural comum em cidades periféricas é a falta de registro histórico das ações culturais que deram origem à produção artística atual, e é por isso que ‘Frutos’ é tão importante. “O documentário registra, por meio de depoimentos e entrevistas com alguns dos mais importantes artistas e arte-educadores da cidade, o desenvolvimento da dança de rua e dos movimentos ligados ao Hip-Hop, e o grande reconhecimento nacional que essa arte alcançou”, disse ela.

Homenagem
Viabilizado pelo Ministério da Cultura do Brasil por meio da Lei Paulo Gustavo, “Frutos” investiga quem são os precursores da dança no município e como sua determinação e abnegação foram fundamentais para que Laranjeiras do Sul se tornasse um dos polos mais reconhecidos de artistas de Hip-Hop na região e no estado do Paraná, acumulando dezenas de premiações nacionais nos mais importantes eventos da área no país.
Uma das homenagens no documentário é dedicada ao professor Dulci Martins, do grupo de capoeira de Zumbi, que manteve um projeto social no Ginásio Laranjão por mais de 10 anos. Esse projeto reuniu muitos jovens dos bairros e deu início à cena artística que hoje floresce em Laranjeiras do Sul. “A partir desse projeto, posteriormente, criamos o Black Heart, que também foi um projeto social e que ajudou a moldar toda a cena artística local. Estabelecemos essa conexão temporal, desde o projeto de Dulci Martins até os dias atuais,” explica Ruby.
Além disso, ela destaca que o diretor, Dionatan, foi aluno de vários dos entrevistados e hoje, junto dela, é um dos principais formadores de bailarinos e artistas da cidade. Ambos são os artistas mais premiados em competições artísticas de Laranjeiras do Sul, levando o nome do município a inúmeros eventos de dança e competições de Hip-Hop pelo país.

Na telinha
O documentário “Frutos” será exibido gratuitamente em escolas e instituições de Laranjeiras. Confira o cronograma:
Centro da Juventude: amanhã (23), às 14 horas.
Escola Municipal Therezinha Maria Moretto Andreetta: dia 25, pela manhã.
Escola Água Verde: dia 25, à tarde.

Corpo Técnico
Direção: Dionatan Paiva Bahls
Produção e Pesquisa: Rubyane Maurício
Edição e Captação de Imagens: Willian de Lima Feles
Assessoria de Imprensa: Afonso Nilson
“Para nós, é um prazer fazer esse trabalho porque estamos documentando a história do nosso próprio povo. Isso vai ficar como acervo para o município, então a história não vai se perder. Estamos fazendo um trabalho bem bacana para que as pessoas conheçam a história contada por quem realmente fez parte dela e mudou suas vidas”, afirma Ruby