A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com apoio da Frente das Organizações da Proteção Animal no Paraná (Fopar), está entregando cerca de 6 toneladas de ração para 52 entidades de 40 municípios paranaenses. Mais de 10 mil animais serão alimentados.
A entrega é resultado do Leilão online Pró-Animal, promovido em 23 de maio, que arrecadou em torno de 15 mil reais com a venda de itens pessoais ou experiências com personalidades de destaque no cenário paranaense. Os recursos foram destinados para a compra da alimentação.
“Essas ONGs fazem um trabalho muito importante de resgate e cuidado com os animais. Entendemos a necessidade de cada uma para manter esses ambientes, e a ração será uma grande ajuda”, destaca o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, que participou da entrega no município de Ponta Grossa nesta quarta-feira (17).
Cada entidade recebe ração de acordo com o número de cães e gatos que abriga.
Para Maria José, responsável pela Associação de Proteção Animal de Ponta Grossa, que cuida de animais resgatados das ruas há mais de cinco anos, essa ração veio em uma boa hora. “Hoje temos quase 50 animais abrigados e por conta da pandemia da Covid-19 estamos encontrando dificuldade de receber doações para manter o local”.
DIFICULDADE
Por conta do coronavírus as entidades estão impossibilitadas de promover os eventos para arrecadar recursos – como bingos, pizzas e bazares – e aqueles também aqueles de incentivo à adoção, geralmente ações específicas semanais ou mensais. Por isso, muitas instituições de proteção animal não estão conseguindo fazer o básico, que é alimentar os animais que estão sob sua tutela.
Diante deste cenário, não conseguem resgatar novos animais em situação de abandono, pois não há estrutura disponível para o acolhimento e manutenção.
No Paraná, há aproximadamente uma centena de instituições que prestam assistência para, pelo menos, 40 mil animais por ano.
“Nesse momento de pandemia precisamos de solidariedade com essas entidades também. Doe ração ou qualquer outro recurso que ajude a manter a saúde e higiene desses animais”, ressalta a diretora-geral da secretaria, Fabiana Campos.
LEILÃO
A iniciativa foi da Frente das Organizações da Proteção Animal no Paraná (Fopar), com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do Conselho Estadual de Direitos Animais (Ceda), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap/PR) e de Helcio Kronberg Leilões.
As entidades beneficiadas se cadastraram antes do evento para que pudessem receber a ração.