Com muita luta e mudança de vida, ela largou o emprego e hoje tem uma vida com uma rotina muito planejada para poder dar conta de tantas funções
Hoje (19) é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Para marcar essa data e comemorá-la, o Jornal Correio do Povo traz a história de Inácia Monich, uma empreendedora de Laranjeiras do Sul, que descobriu um talento ao acaso e faz muito sucesso por toda a cidade.
A vida e a luta
Inacia foi funcionária da Registro de Imóveis de Laranjeiras do Sul durante 20 anos. Quando se deparou com uma eventualidade infortuna, acabou se vendo obrigada a largar o emprego. Minha filha ficou doente. A gente viajava e ficava uma semana inteira fazendo quimioterapia, conta. Nós ficávamos muito tempo no hospital, às vezes 40 dias, relembra.
Simultaneamente, seu pai também passava por momentos difíceis. Em um único ano, teve três AVCs. Nos dois primeiros, a reação não fora tão negativa, já no terceiro as consequências foram ruins e aceleraram o processo de Alzheimer, que atualmente está bem avançado.
Mesmo com tanta batalha pela vida, a filha dela Cris Monich acabou falecendo. Nesse contexto de adversidades, apesar de tudo, Inacia não se entregou e seguiu em frente. Passou a estudar sobre franquias e procurar por inovações, queria ocupar a mente e esquecer a dor.
Você precisa se ocupar com algo pra preencher o tempo, te trazer coisas novas, pra não entrar numa depressão. Até pouco tempo atrás tomava antidepressivo, aos poucos fui tirando, relata.
Mestre geleias
Um dia, eu um acaso da vida, nasceu a Inácia empreendedora. O marido dela trouxe um cacho de bananas enorme, que ela usou para fazer vários doces, já que os dois não dariam conta de comer toda aquela banana. A ideia que surgiu a partir disso foi fundamental para começar o empreendimento.
Pesquisei quais outras frutas eu podia associar pra fazer um sabor diferente, então me deparei com um curso online denominado Mestre Geleia, que passa pelo Brasil inteiro. Fiz o curso, gostei muito e comecei a fazer os doces, conta.
Há também um grupo com pessoas que já fizeram ou estão ainda estão fazendo o curso, e nele são compartilhadas ideias, dicas e sabores de geleias. Conforme Inácia, esse tipo de interação facilita o aprendizado de como funciona a produção.
Alta demanda
Quando começou a produzir, Inácia publicou em uma rede social e foi o que precisava para fazer sucesso e os pedidos não pararem. Choveu encomenda. Fiquei surpresa. Quase todos os dias eu fazia muita geleia.
Aconteceu até mesmo de não ter mais vidros aqui em Laranjeiras, porque eu comprava 50/100 vidro, todos de 200ml, padronizei nessa quantidade. Quando eu voltava comprar não tinha mais na loja, comecei a pedir de fora, conta.
Quando a rotina começou a trazer cansaço, ela elaborou uma estratégia para melhorar sua rotina. Quase todos os dias eu fazia muita geleia. Acabei cansando daquilo, comecei a organizar quais dias eu iria fazer, por exemplo, dois dias por semana, e então eu fazia cinco ou seis sabores.
Os sabores de geleia são os mais diversos e inimagináveis possíveis, e também muito saborosos. A associação dos sabores é muito interessante. Abacaxi com gengibre, cebola no balsâmico, pimenta, mamão com manga, até mesmo frutas exóticas, revela.
Outras atividades
Além de trabalhar com a venda de geleias, ela também vende cosméticos, faz assessoria e cerimonial de eventos e é responsável por uma das fazendas de seu pai. Tudo acontece de forma muito natural, para que tanto acumulo de atividades não pese em seu cotidiano e o torne desgastante.
Ela conta que o trabalho com cerimônias é na verdade uma diversão, que ela faz por amor. Eu gosto muito de trabalhar com eventos. A festa de 15 anos das minhas filhas e a de casamento da mais velha fui eu que organizei. Já quando estava na faculdade de jornalismo, em Cascavel, eu estava sempre envolvida com os eventos da faculdade. E acabei fazendo alguns cursos para aperfeiçoamento também, conta.
Atualmente, com tantas funções, as geleias são vendidas apenas por encomenda. Quando alguém se interessa em obter o produto, envia mensagens para Inácia pedindo o sabor e a quantidade. Dessa forma ela se organiza e faz.
Mensagem final
Inácia aproveita para deixar uma mensagem às mães ou pais que passam por um momento difícil como a que ela passou. As vezes temos um planejamento para a vida toda e do nada tudo muda. De repente você está fazendo coisas que nunca imaginou fazer. Mas tudo isso é para nos transformar em pessoas multifunções e ainda melhores, completa.