Jovens aprendizes de Itaipu encenam peça sobre diversidade

Adolescentes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho se apresentaram para 400 crianças da Escola Olavo Bilac, em Foz do Iguaçu (PR)

Na última quinta-feira (3), adolescentes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), da Itaipu Binacional, encenaram uma peça teatral sobre diversidade e inclusão a 400 crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. A ação ocorreu na Escola Olavo Bilac, em Foz do Iguaçu (PR), que este ano desenvolve projeto interdisciplinar sobre o tema.

“Fizemos questão de ter a Itaipu ao nosso lado, como parceira para tratar um tema tão sensível, como a diversidade e a inclusão”, declarou a professora Alessandra de Souza Bortolotto, uma das responsáveis pela ação. “Este é um projeto que envolve toda a comunidade escolar, inclusive familiares dos alunos, com o intuito de buscar a reflexão sobre respeito, empatia, semelhanças e diferenças entre os seres humanos”, explicou.

A escola convidou o grupo de teatro do PIIT para uma apresentação teatral sobre o tema. Os jovens deram vida a personagens como deficiente auditivo, autista, cadeirante, e também a personagem com diferenças culturais, como é o caso do uso de hijabe.

“Foi uma oportunidade para que os adolescentes tivessem contato com outros contextos, vivenciassem uma experiência de ação social e de crescimento”, avaliou Vinicius Ortiz de Camargo, coordenador do Programa PIIT. “Eles se empenharam muito, e, com a orientação do professor de teatro Alexandre Campos, ensaiaram uma peça exclusivamente para a escola”, contou.

O projeto da Escola Olavo Bilac segue até novembro deste ano