Laranjeirenses têm WhatsApp clonado e perdem acesso ao aplicativo

“Quando eu repassei o código eu perdi o acesso ao meu Whats”, conta o radialista Tiago Almeida

 

Laranjeiras do Sul se viu assustada quando algumas pessoas começaram a receber mensagens de amigos próximos ou parentes pedindo para depositar dinheiro em certa conta. Esse é um novo golpe que está rolando no município.

A presidente da OAB de Laranjeiras do Sul, Maressa Pavlak, contou que foi acionada por uma amiga, ou no caso, bandidos se passando por ela, e eles pediam para ela depositar uma certa quantia de dinheiro em uma conta. Achando estranho, ela resolveu confirmar com o marido da sua amiga, que lhe disse que o WhatsApp da sua esposa havia sido clonado.

Como funciona

Os bandidos enviam mensagens de texto se passando por outra pessoa, dizendo que você tem que clicar em algum link para entrar em determinado grupo e, ao clicar, os bandidos obtêm acesso total ao aplicativo. Com esse acesso, os golpistas enviam mensagens aos contatos da vítima pedindo empréstimos, depósitos, ou acesso a conta da pessoa.

Esse golpe já havia sido exibido no Fantástico, em reportagem produzida pela RBS TV. O esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias. Foi o que aconteceu em um grupo de conversas de cardiologistas nesse aplicativo. Pensando estar recebendo mensagens do pai, duas filhas de um desses médicos perderam R$ 1,8 mil.

Tiago Almeida, radialista laranjeirense, conta que foi vítima desse golpe. Eu estava em casa tranquilo, quando recebi uma mensagem de um amigo meu perguntando se eu estava muito ocupado, aí quando respondi que não ele me contou que estava com um problema no seu WhatsApp, e que me enviaria um código e que era para repassar esse código para ele. Quando eu repassei o código eu perdi acesso ao meu Whats, explica.

Como evitar esse e outros golpes?

Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;

Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;

Não opere a rede de mentiras. Evite os pedidos para repassar a mensagem;

Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de aplicativos não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;

Você não vai precisar pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.

Outra recomendação sugerida por Maressa, é que, aqueles que foram vítimas desse golpe procurem com urgência a delegacia de polícia e registrem um boletim de ocorrência, informando todos os acontecimentos, assim as autoridades podem começar a investigar e posteriormente ressarcir os danos que foram causados pelo golpe.