Paraná vacina mais de 85 mil pessoas contra a gripe em apenas uma semana

Campanha Nacional de Imunização deste ano foi adiantada no Estado e iniciou na última terça-feira, dia 1º de abril. Em todo o País ela começou nesta segunda-feira (7)

O Paraná deu início antecipado à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e, em apenas sete dias, já aplicou 85.934 doses do imunizante. A campanha teve início no estado no dia 1º de abril, enquanto o restante do país começou oficialmente no dia 7 do mesmo mês.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é vacinar 4.931.410 pessoas que compõem o público-alvo da campanha. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% de cobertura em cada um dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos. Para isso, o estado já distribuiu 1.176.000 doses da vacina aos seus 399 municípios e, ainda nesta semana, deve receber mais um lote com 900 mil doses.

Meta é superar 2024

Em 2023, o Paraná alcançou 58,93% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários e 75,01% entre os povos indígenas residentes em terras indígenas. No ranking nacional, o estado ficou em quarto lugar em número absoluto de doses aplicadas, com 3.447.319 vacinas — atrás apenas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da mobilização regional para ampliar a adesão à campanha. “Queremos vacinar o maior número possível de pessoas dentro de cada grupo prioritário e evitar que mais paranaenses sejam acometidos pelo vírus da influenza. Contamos com o apoio de todos os municípios para desenvolverem estratégias locais que facilitem o acesso às vacinas”, afirmou.

Estratégia

A vacinação contra a gripe segue um cronograma escalonado em todo o território nacional. Neste primeiro semestre, a campanha ocorre nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no Norte, a imunização está programada para o segundo semestre, em uma tentativa de alinhar a campanha com o período de maior circulação do vírus naquela região.