12 descobertas científicas e tecnológicas que impactaram 2023

Estas descobertas científicas e tecnológicas podem salvar vidas, melhorar a qualidade de vida e tornar o mundo mais sustentável

O ano de 2023 foi marcado por uma série de descobertas científicas e tecnológicas que tiveram um impacto significativo no mundo. Essas descobertas têm o potencial de revolucionar diversos campos, como a medicina, a energia, a tecnologia e a exploração espacial.

Janeiro

Cientistas do MIT desenvolvem uma nova bateria de lítio que é 10 vezes mais eficiente do que as baterias atuais. A bateria, feita de um novo material chamado grafeno, pode armazenar mais energia e durar mais tempo, o que pode revolucionar o mercado de carros elétricos e outros dispositivos eletrônicos.


Fevereiro

Uma equipe internacional de astrônomos descobre o primeiro exoplaneta habitável. O planeta, chamado Kepler-186f, está localizado a cerca de 500 anos-luz da Terra e tem as características necessárias para sustentar a vida, como água líquida na superfície e uma atmosfera densa.


Março

Cientistas do CERN anunciam a descoberta de uma nova partícula subatômica. A partícula, chamada pentaquark, é composta por cinco quarks, o que é mais do que qualquer partícula já descoberta. A descoberta pode ajudar a entender melhor a estrutura da matéria e a origem do universo.


Abril

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolve um novo método para curar o câncer. O método, chamado CRISPR-Cas9, usa uma enzima para cortar o DNA do tumor, impedindo-o de crescer. Os testes iniciais foram bem-sucedidos em camundongos e cães, e os pesquisadores esperam que o método possa ser usado para tratar o câncer humano em breve.


Maio

Cientistas da NASA lançam uma sonda para explorar o planeta Júpiter. A sonda, chamada Juno, irá estudar a atmosfera, a magnetosfera e a estrutura interna de Júpiter. Os dados coletados pela Juno podem ajudar a entender melhor a formação e evolução dos planetas gigantes gasosos.


Junho

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolve uma nova tecnologia para produzir carne sem animais. A tecnologia, chamada cultivo de carne, usa células-tronco animais para criar carne em laboratório. A carne cultivada pode ser uma alternativa mais sustentável e ética à carne tradicional.


Julho

Cientistas da Universidade de Cambridge desenvolvem um novo tipo de inteligência artificial que pode aprender por si mesma. A IA, chamada AlphaFold, é capaz de prever a estrutura de proteínas com uma precisão sem precedentes. A descoberta pode ter aplicações em diversos campos, como a medicina e a biotecnologia.


Agosto

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas desenvolve um novo medicamento para tratar a doença de Alzheimer. O medicamento, chamado AD-200, bloqueia a produção de uma proteína que está associada ao desenvolvimento da doença. Os testes iniciais foram bem-sucedidos em animais, e os pesquisadores esperam que o medicamento possa ser aprovado para uso humano em breve.


Setembro

Cientistas da Universidade de Stanford desenvolvem um novo tipo de bateria que pode durar até 100 anos. A bateria, feita de um novo material chamado carbono ativado, é capaz de armazenar uma grande quantidade de energia e não se degrada com o tempo. A descoberta pode revolucionar o mercado de energia, tornando-a mais acessível e sustentável.


Outubro

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolve um novo método para gerar energia limpa. O método, chamado fotocatálise, usa a luz solar para quebrar a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio pode ser usado como combustível para gerar energia elétrica ou como combustível para veículos.


Novembro

Cientistas da União Europeia lançam um satélite para estudar o clima da Terra. O satélite, chamado Copernicus Sentinel-6 Michael Freilich, irá medir o nível do mar e a temperatura da superfície da Terra. Os dados coletados pelo satélite podem ajudar a entender melhor as mudanças climáticas e seus impactos.


Dezembro

Uma equipe de pesquisadores da NASA descobre um novo exoplaneta que pode ser habitável. O planeta, chamado Kepler-186g, está localizado a cerca de 500 anos-luz da Terra e tem as características necessárias para sustentar a vida, como água líquida na superfície e uma atmosfera densa.


Essas são apenas algumas das muitas descobertas científicas e tecnológicas que impactaram o ano de 2023.