Na última terça-feira (18), por meio de uma audiência pública foi proposta está revisão tarifária. Caso seja aprovada, o reajuste passa a valer em maio de 2023
Durante a manhã da última terça-feira (18), em uma audiência pública a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Paraná (Agepar), propôs aumento de 8,47% na tarifa de água cobrada pela Sanepar. Se esse aumento for aprovado, ele passará a valer a partir de maio deste ano.
Essa revisão é feita a cada quatro anos, e segundo a Agepar, para chegar ao índice do aumento são avaliados dados como novos investimentos, custo da empresa e o número de consumidores que são beneficiados com a tarifa social.
Para 2023, o reajuste anual tem data-base em abril. De acordo com a Agepar, não haverá outro reajuste na conta de aguá no decorrer desse ano.
Para chegar ao percentual de 8,47% de aumento, a agência recebeu dados da Sanepar e fez quatro consultas prévias.
Foram recebidas 668 sugestões de integrantes da sociedade civil, mas não informou quantas e quais as sugestões foram acatadas e incorporadas na composição da tarifa.
“Hoje a gente tem uma renda média, tanto do Paraná, como em nível de Brasil, em valores similares ao que nós tínhamos lá em 2012, então isso torna mais grave esse impacto do reajuste para as pessoas”, afirmou o economista do Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese), Sandro Silva.
Por meio de nota a Sanepar informou que lançou um novo canal de atendimento via WhasApp, com o número (41) 99544-0115, para atendimento aos clientes de todo o estado.