Algumas tecnologias que serão tendência em 2023

Empresas tem investido cada vez mais na área para otimizar os seus serviços; alguns destaques são o Web 3.0 e o 5G

Muitas tendências surgiram em 2022, conceitos como metaverso, NFTs e Web3 já se tornaram comuns.

E 2023 promete outros avanços na área. De acordo com uma pesquisa feita com 316 executivos do Brasil, Argentina, Chila, Colômbia, Peru e México, 90% deles pretende aumentar os investimentos em tecnologia.

Web 3.0

Esta é uma nova ‘fase’ da internet como é conhecida. Na Web 3.0 os usuários têm controle total sobre as atividades, mais privacidade e autonomia nos armazenamentos de dados e nas transações.

Esse conceito pode expandir no ano que vem, principalmente na adoção dos ‘tokens operacionais’, segundo Alexandre Adoglio, presidente da startup Sonica.

“As NFTs de imagens colecionáveis serão substituídas pelos tokens operacionais, que são os assets digitais com funções específicas na jornada on-line dos usuários em interface com marcas e negócios”, afirma Adoglio.

Os NFTs são itens reais ou intangíveis, como artes visuais, músicas, vídeos, itens virtuais dentro de videogames (como roupas, armas, avatares), entre outros.

Enquanto que os tokens operacionais têm em seus dados a informação necessária para fazer uma operação como o acesso a algo, uma lista de espera para fazer uma compra ou a entrada para um show.

ESG

O ESG (Governança ambiental, social e corporativa) está em destaque na área. De acordo com Jackson Chirollo, presidente da Edmond, as ‘finanças verdes’ ganharão força no próximo ano.

“Seja para aderir à energia renovável, garantir economia circular ou proteger a biodiversidade, as finanças verdes impulsionam um movimento alinhado às metas do Acordo de Paris”, explica Chirollo.

Eventos híbridos

Os ‘eventos híbridos’ se tornaram comuns durante a pandemia e já se tornaram comuns no cotidiano de muitas pessoas.

A Yazo, fornecedora de aplicativos teve um aumento de 245% na demanda no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.

Para Guilherme Silva, executivo da Yazo, as atrações online democratizaram o acesso ao conteúdo oferecido nos eventos. “Cada vez mais congressos e convenções devem aditar o formato híbrido”, declara Silva.

5G

Cada nova tecnologia traz qualidade e velocidade do sinal melhor. A rede de internet 5G vai abrir portas, segundo Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo da associação de empreendedorismo Join.Valle. “Além de ajudar no alcance da maturidade digital nas indústrias e negócios em geral”, ressalta.

O executivo detalha que a análise de dados é necessário para o bom funcionamento das empresas. “Com a chegada do 5G, a distribuição de informações das máquinas para a nuvem será otimizada. O objetivo agora é ampliar o acesso ao 5G e tornar possível essa hiperconexão”, revela Agnolo.