Alunos do IFPR de Quedas já saem com emprego garantido

Entidade deve oferecer curso médio de Meio Ambiente em 2024. Na foto alunos do instituto em momento de descontração

Educação de qualidade. Com este lema e apenas um curso em funcionamento o campus avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Quedas do Iguaçu já possui cerca de 150 alunos.


Em conversa com o Correio do Povo, a diretora adjunta, Elaine Cristina Zotti, explicou que o campus oferta atualmente o curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio, desde 2016. “Temos também os Cursos de Formação Continuada (FIC), e possibilidade de oferecer cursos técnicos à distância (EAD)”, disse.
O professor Diego Mathias Desanti, coordenador do curso Técnico em Informática, lembra que o curso sofreu uma reformulação e passou de quatro para três anos. “Neste novo modelo a primeira turma vai se formar agora. Muitos vem por gostar de informática, aprender a programar, mas outros apenas pela qualidade do ensino mesmo”, contou o professor que já tem alunos cursando faculdades renomadas

Estrutura
O prédio do campus do IFPR foi oficialmente inaugurado em 20 de junho de 2016. Possui laboratórios de robótica, salas de convivência, biblioteca, refeitório, secretaria, salas de aula e muita área verde. “Na verdade, estamos num complexo administrativo que foi adaptado para comportar também nossa necessidade pedagógica”, contou a diretora adjunta.
As aulas ocorrem todas as manhãs e duas tardes por semana. O IFPR já ofertou uma pós graduação, gratuita para a comunidade e vai abrir em 2023 uma formação continuada, também gratuita de pré-vestibular e pré-Enem. Desde 2013, a direção do campus, é exercida pelo professor Kleber Augusto Michalichem.

Empregabilidade
Segundo o professor Diego, o IFPR de Quedas recebe também alunos de Três Barras do Paraná, Espigão Alto do Iguaçu, Dois Vizinhos e São Jorge do Oeste. “Alguns alunos nossos seguiram para as universidades. Temos egressos cursando engenharia de software, engenharia da computação, entre outros. Alguns alunos estão trabalhando como técnicos na Visual Software. Eles absorvem quase todos os egressos que querem trabalhar”, contou o professor.

Expansão
Conforme Elaine, já está previsto e aprovado para 2024 um curso técnico de Meio Ambiente. “Como campus avançado, temos uma limitação no número de técnicos e de professores que podemos contratar. Nosso limite são 20 docentes e 13 técnicos. Hoje temos 16 professores, então ainda há possibilidade de mais quatro”, informou a diretora adjunta.
O sonho da equipe do IFPR de Quedas é deixar de ser campus avançado, pois como campus normal, haverá mais autonomia e possiblidade de outros cursos. “A gente fez o que consegue dentro da atual estrutura. Esse curso de Meio Ambiente já está na ponta da agulha”, disse Elaine.
Única entidade federal de ensino técnico da Cantu, o IFPR de Quedas do Iguaçu, tem ainda a possibilidade de, no futuro, ofertar cursos de nível superior. Isso vai depender, em boa medida, da articulação política da região.