Apple lança seu primeiro óculos de Realidade Aumentada
Nesta segunda-feira (05) a gigante da tecnologia anunciou o Apple Vision Pro, o óculos que mudará a maneira como vemos a tecnologia e como ela afeta nossa vida
Filmes como Jogador Número 1 e O Vingador do Futuro já apresentaram o futuro do entretenimento em seus universos Sci-Fi, os óculos de Realidade Virtual (VR), que em cada um dos universos moldaram a sociedade fictícia.
Até o ano passado o famoso ‘Metaverso’ pipocava pela internet semanalmente com novas empresas investindo na tecnologia ou então novas informações da Meta, antiga Facebook, sobre ‘lotes digitais’ e compras dentro do universo. Contudo, conforme o tempo passou o calor e a energia pelo Metaverso foi esfriando, alinhado ao silêncio de Mark Zuckemberg sobre o futuro da nova tecnologia.
Todavia, nesta segunda-feira (05), a chama pode ter se reacendido com o mais recente lançamento tecnológico, o Apple Vision Pro. O produto é o primeiro óculos VR lançado pela Apple, e não apenas deRealidade Virtual, mas também com Realidade Aumentada (AR).
O gurus da inovação
A Apple possui no seu histórico o lançamento de produtos únicos que mudaram completamente a maneira como nos comunicamos. Desde o lançamento do primeiro MacIntosh que revolucionou, e basicamente inventou o computador pessoal como conhecemos hoje, até o primeiro celular portátil com uma tela touch, o iPhone, a empresa se firmou como o sinônimo de tecnologia e inovação.
Com o lançamento do Apple Vision Pro a empresa retoma seu posto no pódio da tecnologia à frente de outras empresas como Samsung, Meta ou então a concorrente asiática Huawei, dona da Xiaomi.
Como o próprio CEO da empresa, Tim Cook, afirmou, o aparelho tem potencial para mudar a forma como vemos a tecnologia e como ela afeta a nossa vida. “Tivemos que fazer mais de cinco mil patentes para desenvolver este produto”, informou o executivo.
Apple Vision Pro
O lançamento do produto já era aguardado e comentado há anos, porém sem confirmação alguma, as informações eram apenas rumores. Agora, a Apple mais uma vez saiu na frente e lançou a primeira versão do produto, e com ele tudo muda.
O Apple Vision Pro não é o primeiro óculos de Realidade Aumentada lançado por uma empresa grande, mas é o primeiro da Apple, o que já diz muito. Desde assistir sua série favorita, até construir e revisar projetos de engenharia, o novo produto já é considerado o primeiro ‘computador espacial’, que vai além de olhar apenas para uma tela e sim olhar através dela garantindo uma imersão única e fluída, misturando realidade virtual e realidade aumentada, o que possibilita enxergar “infinitas” telas projetadas em qualquer ambiente em que a pessoa estiver.
Com apenas os óculos na caixa, a empresa promete um controle simples e mágico para o Apple Vision Pro, seus olhos e mãos. Com movimentos como pinçar para dar zoom ou aumentar a tela, ou apenas selecionar qual aplicativo usará, os óculos, feito com os materiais mais leves possíveis, não possui nenhum controle externo, a não ser um botão e uma coroa rotativa. Ele ainda usa um sistema chamado Eye Tracking (Localização do olhar) que reconhece onde seus olhos estão focando e funciona como um mouse para usar o Vision Pro intuitivamente, sem a necessidade de apontar ou usar um controle, tudo com seus olhos.
O aparelho conta também com câmeras e sensores que permitirão que os usuários interajam e controlem as telas apenas com os movimentos dos olhos e das mãos, ou pelo acionamento da Siri.
Segundo os exemplos apresentados na conferência, será possível imergir completamente em filmes, fazer videochamadas e reuniões “extremamente realistas”, entre outras funcionalidades com mais de 23 milhões de pixels combinados das duas telas, mais pixels que uma TV 4k, para cada olho.
Além da resolução de tela de cair o queixo, o Vision Pro ainda vem com áudio embutido dos dois lados do óculos para gerar uma imersão ainda mais profunda.
Caindo na realidade
Embora tudo pareça um mar de flores, o valor do produto não foi bem recebido mundo afora. Concorrentes como a meta já possui seu próprio óculos VR, o Quest, e com temor do lançamento da Apple, a empresa de Mark Zuckerberg se adiantou e lançou no dia 1 o Quest 2, chegando por apenas USD 499, cerca de R$ 2.500, uma diferença discrepante com o produto de primeiro linha da Apple que chegará nos EUA por USD 3.599, cerca de R$ 18 mil em uma conversão direta, sem contar impostos. É o valor de um carro no Brasil!
Então a tecnologia revolucionária ainda vai demorar para se popularizar e chegar ao pequeno consumidor. Mas isso já era o esperado, sendo o primeiro da linha a tendência da empresa é lançar novas versões à frente até a tecnologia se tornar popular e mais acessível, o que deve demorar extensos anos, sendo esse o primeiro passo dos ‘computadores espaciais’.