Assistência Social de Candói promove palestra sobre violência doméstica e familiar

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre servidores públicos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e população

A prefeitura de Candói, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou no último dia 12 a palestra ‘Violência doméstica e familiar: aspectos essenciais’. Tema foi debatido pelos policiais militares Luana Dias Schuarcz e João Márcio de Oliveira, da Patrulha Maria da Penha, do 16º Batalhão de Guarapuava.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre servidores públicos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e população.

A palestra tratou dos cinco tipos de violência doméstica contra a mulher: física, psicológica, patrimonial, moral e institucional. Os palestrantes destacaram a importância da conscientização do tema, para que as vítimas de violência saibam como agir diante de determinadas situações.

Segundo a secretária de Assistência Social Thainá Souza, o objetivo da palestra foi orientar as mulheres sobre seus direitos, levando informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06).

“A palestra buscou conscientizar sobre os sinais de alerta, tipos de violência, canais de denúncia e serviços especializados da rede de atendimento”, conta Thainá.

Ela destaca a importância de mobilizar a sociedade com temas de prevenção das diversas formas de violação de direito. “A sociedade precisa reconhecer na prática todos os direitos de um cidadão, especialmente no combate à violência doméstica e familiar, criando, dessa forma, uma cultura da não violência”.