Boletim estima produção de 21,5 milhões de toneladas de soja no Paraná

O plantio deve se intensificar a partir de setembro, porém já há relatos de plantios pontuais pelo Estado, diz o boletim, pontuando que há uma redução de 6% na área ligada à perda de área para a soja

O Departamento de Economia Rural (Deral), da secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgou na última semana o tradicional Boletim Conjuntural, em que traz informações relativas à safra 2022 e 2023. Uma das informações mais importantes do documento diz respeito à produção de milho e soja no Paraná. A expectativa é que sejam plantados 406,5 mil hectares de milho, com produção estimada em 3,96 milhões de toneladas.
Se confirmada, esta produção será 33% maior que a anterior. O plantio deve se intensificar a partir de setembro, porém já há relatos de plantios pontuais pelo Estado, diz o boletim, pontuando que há uma redução de 6% na área ligada à perda de área para a soja.
E, em relação à soja, deverão ser plantados a partir de setembro 5,73 milhões de hectares, com produção de 21,5 milhões de toneladas, cerca de 78% superior à de 2021.
O Deral apresentou uma revisão da área de trigo no Paraná, que subiu de 1,17 milhão de hectares para 1,18 milhão. A mudança não trouxe mudanças significativas para o potencial de produção, que deve ficar na casa das 3,9 milhões de toneladas.