Candói: primeiro Dia de Campo voltado à produção de leite é amanhã

“Técnicos fazem um diagnóstico da unidade do produtor. Depois, fazem recomendações para melhoria da produção”, explica o secretário de Agricultura e Pecuária José Padilha

A prefeitura de Candói, por meio da secretaria de Agricultura e Pecuária, convida todos os produtores de leite para participarem de um Dia de Campo nesta quarta-feira (30).

Na ocasião serão aplicados de conceitos Sipa em propriedade leiteira. O evento acontece a partir das 14 horas na propriedade do Sr. Vanderson Cirineu de Abreu, na comunidade Xaxim.

O Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA) é um conceito moderno de produção de alimentos e serviços ambientais, alinhado às necessidades de adequação do processo produtivo e intensificação sustentável.

Parceria

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária José Evaldo Padilha, este será o primeiro Dia de Campo realizado no município.

Ele explica que o evento é uma parceria com o Sebrae, que por meio de um convênio, contrata uma empresa de assessoria para o acompanhamento direto ao produtor da atividade leiteira.

“Os técnicos desenvolvem um diagnóstico da realidade da unidade do produtor de leite”, afirma Padilha.

Após o estudo das deficiências, os profissionais fazem recomendações no cultivo das melhores linhagens de pastagens, no melhor e mais adequado número de piquetes e qualidade do rebanho.

As atividades

A cada visita, os técnicos avaliam o avanço do produtor no período. Com novas orientações, buscam o avanço da propriedade, para que se torne mais lucrativa, diminuindo custos e produzindo leite com mais qualidade, além de possibilitar a sobra de recursos para novos investimentos.

José conta também que a secretaria oferece aos produtores sêmen convencional e sexado, além do apoio de um técnico que trabalha diretamente na articulação do ingresso de mais produtores no programa Sebraetec.

“A empresa Consipa foi a escolhida para fazer a assessoria junto com a prefeitura”, conta o secretário. “Este Dia de Campo serve para que outros produtores possam conhecer o programa do Sebrae e seus benefícios”.

Segundo José, o evento beneficia os 19 produtores que hoje são acompanhados por meio dessa parceria.

“Eles conseguiram ter maior produção, melhor qualidade do rebanho e pastagens, gerando mais renda para suas famílias. Todos tiveram melhorias nas propriedades, e consequentemente melhor qualidade de vida”, destaca.