Candoí: produtores de leite recebem apoio técnico e teórico com Dia de Campo

“Eles aprenderam técnicas avançadas para o bom aproveitamento da propriedade e melhor custo-benefício ao seu favor”, explica o secretário de Agricultura e Pecuária José Padilha

A secretaria de Agricultura de Pecuária de Candói realizou na última semana o Dia de Campo, na propriedade de Vanderson Cirineu de Abreu, da comunidade Xaxim.

Mais de 20 produtores participaram do evento. A Consipa foi a responsável pela condução das atividades.

Na ocasião houve palestra e atividades de campo, propostas pelos colaboradores Jean Carlos Mezzalira, Lidiane Fonseca, Ruan Diego de Oliveira, Gilmara Antoniacomi, Thales Baggio Portugal e Renan Savio Lima.

Menos custos, mais lucratividade

O secretário de Agricultura e Pecuária José Evaldo Padilha, participou do Dia de Campo e agradeceu a família Abreu pela receptividade e envolvimento de todos. “Esta família abriu as portas de sua propriedade para que pudéssemos realizar esse evento tão importante para os produtores do município”, disse Padilha.

Este foi o primeiro Dia de Campo realizado no município, focado na produção de leite, em que os técnicos desenvolvem um diagnóstico da realidade da unidade do produtor.

Após o estudo das deficiências, os profissionais fazem recomendações para o cultivo das melhores linhagens de pastagens, para o melhor e mais adequado número de piquetes e qualidade de rebanho.

Os técnicos avaliam, a cada nova visita, o avanço do produtor no período e orientam para o avanço da propriedade, ensinando o produtor a ter mais lucro, diminuindo custos e produzindo leite com mais qualidade, além de possibilitar a sobra de recursos para novos investimentos.

Prática e acesso a novas tecnologias

Apesar da chuva, diversos produtores compareceram na ocasião. “Os participantes obtiveram o conhecimento de técnicas avançadas para o melhor aproveitamento da propriedade e como ter um custo-benefício a seu favor”, explica Padilha.

Os produtores tiveram a oportunidade de aprender com a prática. Além disso, ouviram depoimentos de beneficiários sobre o quanto melhoraram na gestão de sua propriedade, manejo do rebanho, uso e ocupação do solo. “Este evento agregou com a troca de experiências e acesso a novas tecnologias de produção. Um dos objetivos principais do prefeito Aldoino Goldoni Filho (Dino) é que a secretária de Agricultura busque parcerias para este tipo de evento, que possam trazer mais possibilidade de renda com menor custo para nossos pequenos produtores”, finaliza o secretário.