Cascavel contará com mercado autônomo em 2023

Orientada por 3,9 mil sensores e 500 câmeras, loja não terá nenhum ser-humano no recinto. Novidade virá da capital paranaense para Cascavel já no próximo ano

Um supermercado operado por inteligência artificial (IA) e visão computacional, sem filas e sem caixas. Assim é o Muffato Go, supermercado 100% autônomo, que foi inaugurado no último dia 3, em Curitiba.
Na loja do Grupo Muffato, que tem 290 metros quadrados, o consumidor precisa se cadastrar em um aplicativo e levar o celular. Para entrar no estabelecimento, ele escaneia um QR-Code e passa pela porta eletrônica, enquanto 3.900 sensores e 500 câmeras registram tudo o que usuário faz.


Os produtos possuem etiquetas eletrônicas e são registrados no app assim que retirados das prateleiras ou devolvidos a elas. Além dos sensores, um sistema de aprendizado de máquina utiliza as imagens para detectar e rastrear os movimentos.
Na hora de pagar, nada de passar no caixa nem enfrentar filas. Os produtos adquiridos são adicionados à conta do cliente no aplicativo, que registra a cobrança assim que ele sai da loja, descontando o valor no cartão cadastrado — a nota fiscal chega ao celular em até 15 minutos.
Alcançado pelo Pitoco também por um aplicativo, porém este de mensagens, o empresário Ederson Muffato, diretor da rede, disse que Cascavel, cidade que deu origem ao grupo, está bem posicionado na fila para receber o Muffato Go. “Será agora em 2023 já”, assegurou.

Apagão de RH
O investimento de redes como o Super Muffato na automação responde a escassez e rotatividade insana da mão de obra no segmento.
Prender todos os postos de trabalho no Muffatão no bairro Santa Cruz, inaugurado este mês, foi um dos grandes desafios do empresário Pedro Muffato.
Foi mais fácil para ele fazer o curvão do autódromo em seu caminhão com o pé fundo na tábua que recrutar operadores de caixa, para ficar em um exemplo de escassez.

Por Jairo Eduardo com colaboração de André Luiz Dias, da Via Nexperts