Centro de Cultura de Quedas oferta oficinas de balé, violão e xadrez
“As oficinas têm o objetivo de estimular a aptidão artística e a desenvoltura social do participante”, enfatiza o presidente da instituição, Nicolas Dutra
Com objetivo de fomentar a arte e expandir o conhecimento cultural, o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu também é um espaço educativo, pois oferece a todos os quedenses a oportunidade de aprender, aprimorar e praticar novas habilidades, em que de segunda a sexta-feira, disponibiliza aulas de balé, violão e xadrez.
Em entrevista, o presidente do Centro de Cultura, Nicolas Dutra, destaca a extrema importância da arte e da cultura para o desenvolvimento intelectual das pessoas, sendo as oficinas uma grande oportunidade para isso. “As oficinas têm o objetivo de estimular a aptidão artística e a desenvoltura social do participante. O Centro de Cultura tem essa responsabilidade de promover e ser o grande estimulador desse tipo de evento”, afirma.
Benefícios refletidos
Qualquer pessoa pode participar, independente da idade, mas, as crianças e jovens são o maior índice de alunos que frequentam o Centro.
Amanda Santos, de 12 anos, frequenta as aulas de xadrez do professor Everaldo de Oliveira há 1 ano e tem sentido os reflexos desse aprendizado nas atividades escolares. “Melhorei muito minhas notas na escola, principalmente em matemática”, diz Amanda.
Segundo o professor, o xadrez para crianças é passado como um estudo pedagógico que tem como objetivo melhorar o cálculo, lidar com mapas mentais e questões abstratas. “Inserir a criança em uma atividade em que ela percebe que pode aprender e melhorar seu conhecimento objetivo, resulta dentro da escola, devido a capacidade concentração a longo prazo, e nas relações. Eu trabalho o xadrez como um aspecto de vida”, conta Everaldo.
Assim como as aulas de violão, que também exigem concentração e contribuem para a formação de uma nova habilidade e lógica no raciocínio, o Centro oferece aulas de Balé, pela professora Rafaella Melo, que traz às crianças benefícios para o corpo físico, trabalhando a respiração e a resistência física. Atualmente, 53 crianças participam das aulas de balé, que acontecem de segunda a quinta-feira nos períodos da manhã e tarde.
Agenda das oficinas
Segunda-feira:
Balé – 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas
Violão – 8 às 11 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.
Xadrez- 10 às 11h30 e das 16 às 17 horas
Terça-feira:
Balé- das 10 às 11 horas e das 17h30 às 20 horas
Xadrez – 16 às 17 horas
Quarta-feira:
Balé – das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas
Quinta-feira:
Balé – 10 às 11 horas e das 17h30 às 20 horas
Sexta-feira:
Xadrez – 16 às 17 horas
Para participar, as inscrições devem ser realizadas pela secretaria do Centro de Cultura.