Chefes dos três poderes se reúnem para reafirmar compromisso com a democracia

Governador Ratinho Junior também foi até Brasília com outros governadores para conferir o estado das instituições públicas atacadas no último domingo (8)

Os chefes dos Três Poderes do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (9) para reafirmar o compromisso com a democracia, com as instituições brasileiras e com a soberania do voto popular e da Constituição após os atos de violência neste domingo (8).
O encontro ocorreu em Curitiba, um dia após os ataques, quando as sedes dos Três Poderes na capital federal foram invadidas e tiveram parte da estrutura destruída.
Participaram da reunião o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Laurindo de Souza Netto, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira.

“O encontro marca uma unidade de vozes em prol da pacificação da sociedade paranaense. O Paraná, a exemplo do Brasil, clama por paz, respeito, harmonia, justiça, progresso e colaboração entre as pessoas”, afirma o governador.
Os representantes dos Poderes disseram, em nota, que acompanham os desdobramentos dos eventos de Brasília e que “não pouparão esforços para colaborar com as autoridades federais no esclarecimento e responsabilização dos fatos e no fortalecimento da República Federativa do Brasil”.

Encontro em Brasília

Ainda na segunda-feira (9), o governador Ratinho Junior participou, em Brasília, de uma reunião convocada pelo governo federal. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e do Senado, Veneziano Vital do Rêgo. Assim como, os outros 26 governadores ou representantes estavam presentes.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o encontro abordou a invasão das sedes dos três Poderes da República no último domingo (8). Assim, o presidente Lula marcou a ocasião com discursos em defesa da democracia e da união dos brasileiros.
Vale lembrar que os atos de vandalismo na capital federal deixaram os prédios públicos gravemente danificados e os danos ainda estão sendo calculados. As autoridades reforçaram a necessidade de continuar com as medidas de desmobilização de atos que insuflam posicionamentos antidemocráticos.