Cinco dicas essenciais para proteger seus animais de fogos de artifícios

Em épocas nas quais a sociedade intensifica o uso de fogos de artifício, rojões, bombas, cornetas, buzinas, apitos e carros de som, os animais sofrem tremendamente.

 A queima de fogos,  além de afetar a saúde auditiva dos animais,  pode também causar medo e acidentes.

Rojões nas festas de fim de ano, podem ser um espetáculo para os humanos, mas para os animais de estimação, o barulho é ensurdecedor. Além do volume excessivo, que já é prejudicial para nós, os animais podem apresentar mudanças comportamentais como agressividade, retração, salivação excessiva, tremores, hiperatividade e até mesmo tentativas de fuga. O ruído dos fogos pode causar danos aos tímpanos, levando a consequências graves como a perda total da audição. E alguns outros riscos importantes, como o risco de fuga, atropelamentos ou lesões causadas por tentativas de se esconder em locais perigosos, como rostos e janelas.

Para ajudar os tutores a aproveitar as festas ao lado de seus companheiros animais com segurança. Por isso listamos cinco cuidados básicos e fundamentais para acalmá-los durante esses momentos.

1. Prepare o seu cão para lidar com o ruído

Prepare o seu cão para lidar com o ruído, expondo o seu animal de estimação a outros sons. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.

2. Prepare um cantinho para seus cães se esconderem

Quando estão com medo de sons que não podem orientar, os cães muitas vezes preferem pequenas áreas fechadas. Fornecer um lugar seguro dentro de casa para seus cães se esconderem. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.

3. Ligue a televisão ou o ventilador

As vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

4. Mantenha as janelas fechadas

Se possível, mantenha as janelas e cortinas fechadas. Isso também irá ajudar a parar os flashes de luz que afetam o seu animal de estimação. A remoção de estimulação visual também pode ajudar cães calmas.

5. Mantenha a calma

Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma.

6. Fique perto do seu cachorro

Fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.

7. Evite deixar seu cachorro sozinho

Se possível, evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.

8. Coloque algodão no ouvido do animal

Coloque um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

9. Olhe o portão da sua casa

Confira o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

10. Consulte um veterinário

Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.