Atualmente, os clientes estão mais exigentes e apenas atender às expectativas pode não ser o suficiente para encantá-los e fidelizá-los
O que faz uma empresa crescer? Essa pergunta pode gerar uma série de respostas e opiniões, mas é importante considerar alguns aspectos que podem influenciar esse processo. De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, existem alguns erros que podem ser fatais tanto para empresas que estão começando, quanto para as que já estão estabelecidas.
Apenas atender às expectativas
O primeiro erro apontado por Medeiros é a simples satisfação das expectativas dos clientes. Segundo ele, atualmente, os clientes estão mais exigentes e apenas atender às expectativas pode não ser o suficiente para encantá-los e fidelizá-los. É importante buscar sempre superar as expectativas dos clientes.
Liderança
Equipes bem lideradas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, mas isso não pode ser feito por um simples chefe que delega atividades sem critérios e dá ordens sem contexto. “É preciso investir em líderes com habilidades de adaptação e análise para melhor utilizar os talentos da sua equipe e aplicá-los assertivamente”, afirma Gustavo.
Falta de inovação
A falta de inovação é outro erro grave apontado por Medeiros. As empresas precisam acompanhar o veloz desenvolvimento do mundo moderno e buscar sempre inovar, pensar fora da caixa, oferecer novas soluções, produtos, serviços e abordagens. Quem não busca a inovação, corre o risco de ficar para trás e muitas vezes não consegue recuperar sua posição no mercado novamente.
Mal atendimento
O mal atendimento é outro erro que pode influenciar negativamente o crescimento da empresa. Com o crescimento do uso de inteligência artificial e chatbots, o atendimento humanizado e adaptado está se tornando um diferencial cada vez melhor. Os clientes gostam do contato humano-humano e isso deve ser motivo de atenção por parte das empresas.
Público-alvo
A falta de conhecimento do público-alvo é um erro que pode comprometer seriamente o crescimento de uma empresa. É essencial que as empresas conheçam bem as necessidades e desejos do seu público-alvo para que possam atender suas demandas de forma eficiente.