Como IA’s podem ser implantadas na indústria?

De acordo com a NVIDIA, a ideia não é criar um substituto para o trabalho de profissionais, mas sim economizar tempo de produção

A NVIDIA revelou que está usando o sistema AutoDMP para tornar a produção de chips ainda mais rápida por meio de inteligência artificial. Usando o ‘Machine Learning’, a empresa alcançou resultados muito positivos e foi capaz de acelerar o processo de desenvolvimento em até 30 vezes. Ao utilizar aceleração GPU e otimizar o processo de IA/ML, a velocidade superou os métodos anteriores.

objetivo

A ideia é simples: usar inteligência artificial para preencher os blocos de construção dos processadores de forma que otimize o espaço disponível. Um exemplo demonstrado pela empresa é o teste realizado com o AutoDMP para determinar um problema de otimização do layout com 256 núcleos RSIC-V com 2,7 milhões de células e 320 macros de memória. Levou três horas e meia para o software resolver a equação em uma única estação NVIDIA DGX A100.

AutoDMP

Significa Automated DREAMPlace-Based Macro Placement e é projetado para se conectar diretamente ao sistema de Automação de Design Eletrônico (EDA) usado por designers de chips que trabalham atualmente na empresa. De acordo com a NVIDIA, a ideia não é criar um substituto para o trabalho de profissionais, mas sim economizar tempo de produção em vez de criar uma mudança revolucionária.

O uso do AutoDMP também ajuda a alcançar a economia máxima de energia necessária para que esses chips funcionem corretamente. Essa é uma situação semelhante ao que foi visto pela Synopsys, que revelou em fevereiro que também estava usando inteligência artificial para melhorar a produção de componentes e foi capaz de montar até 100 versões diferentes para o propósito desejado.

O AutoDMP é um software de código aberto, disponível para qualquer pessoa usar via GitHub. Além dos resultados positivos de tempo, também foi submetido a testes que registraram uma melhoria no tamanho do cabo, WNS (atraso negativo máximo) de energia e TNS (atraso negativo total) em comparação com outros programas com o mesmo objetivo.