Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar uma abordagem mais estruturada e sistemática, que leve em conta diferentes horizontes de planejamento
Em um mundo cada vez mais volátil e incerto, uma das principais responsabilidades da liderança é garantir a consistência do processo decisório e das escolhas estratégicas da organização. No entanto, muitas vezes a incerteza pode gerar paralisia e impedir que a empresa avance, ou então levar a decisões impulsivas de alto risco.
Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar uma abordagem mais estruturada e sistemática, que leve em conta diferentes horizontes de planejamento, mapeie tendências e incertezas do ambiente de negócios, desenhe possíveis cenários futuros e avalie e selecione alternativas estratégicas.
Tomadas de decisões
Os diferentes horizontes de planejamento referem-se aos diferentes prazos em que as decisões estratégicas devem ser tomadas. Ao contemplar o futuro da empresa nos próximos dois, três ou cinco anos, por exemplo, a empresa está construindo uma visão de futuro que orientará suas decisões estratégicas.
Mapeamento de tendências
O mapeamento de tendências e incertezas do ambiente de negócios é fundamental para identificar as variáveis externas que podem afetar a empresa. Tendências são mudanças graduais nas forças que moldam o futuro, enquanto as incertezas são evoluções alternativas e contrastantes, forças de mudança cujo ponto de chegada futuro não pode ser previsto no momento da análise.
Identificação de incertezas
O desenho de cenários futuros consiste em identificar as incertezas mais relevantes, desenhar possíveis opostos para o futuro dessas incertezas, combiná-las com outras incertezas e adicionar as tendências mais significativas. Esses protótipos de cenários são construídos com um raciocínio sistemático, suportado por análises, pesquisas, opiniões de especialistas e uma certa dose de criatividade.
Preparação para instabilidades
Com base nos componentes de cada cenário e suas implicações para a empresa, são estruturadas alternativas estratégicas que se conectam novamente com a decisão central a ser respondida. Essas alternativas estratégicas são testadas em múltiplos contextos, em cenários futuros diferentes.
Ao conduzir empresas na construção de cenários, é possível ampliar a capacidade de análise da liderança e desafiar seu modelo mental. O aprendizado e a evolução da liderança são, portanto, alguns dos benefícios mais valiosos desse processo.