Conheça o cartão de ‘crébito’ e suas vantagens na hora da compra
Nova alternativa vai ajudar o cliente a usar o cartão para passar as compras no crédito, sendo que o valor da compra é debitado na hora no saldo da conta-corrente
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) os cartões de ‘crébito’ movimentaram R$ 99,4 bilhões no primeiro semestre de 2022.
A modalidade, que une características do crédito e do débito, consolidou-se no mercado nacional a partir da pandemia de Covid-19.
A Serasa aponta que mais de 64 milhões de brasileiros não têm acesso a produtos de crédito, por isso, o crébito promove a inclusão financeira.
Segundo a diretora-executiva (CEO) da Superdigital Brasil, Luciana Godoy, muitas plataformas, como Uber e iFood, não aceitavam cartão de débito. “Essa foi a forma de dar acesso às pessoas que não tinham crédito”, relata Luciana.
A nova alternativa vai ajudar o cliente a usar o cartão para passar as compras no crédito, sendo que o valor da compra é debitado na hora no saldo da conta-corrente.
O limite de uso é definido pelo dinheiro depositado em conta igual ao cartão pré-pago. Se não tiver saldo, não há transação. Ainda assim, o cliente pode fazer depósitos para elevar o limite e usar o saldo para fazer outras transações, como Pix ou pagamento de boleto.
Vantagens e desvantagens
O crébito não possibilita o pagamento a prazo, parcelamento e a pontuação em programas de milhas como o cartão de crédito, mas oferece outros benefícios como cashback em todas as compras, com o valor creditado diretamente na conta.
O cartão de crédito debitado na hora agiliza a liberação da compra, oferece controle melhor dos gastos e não cobra juros.
O educador financeiro e especialista em investimentos, Thiago Martello avalia que a modalidade tem baixa possibilidade de endividamento. “A pessoa só vai comprar com o dinheiro que tem na hora”, afirma.
A função também aumenta a competição no mercado financeiro, facilitando a concessão de crédito para o consumidor. A instituição pode ser mais assertiva ao oferecer, no futuro, um limite de crédito para o cliente, a partir do histórico de consumo com o cartão de crébito.
O crébito não oferece grandes desvantagens e as instituições financeiras podem operar com mais segurança na modalidade.
Mesmo assim, o lojista pode ser prejudicado por ser taxado em uma operação de crédito, demorando 30 dias para receber, enquanto para o consumidor é debitado na hora. Espera-se que a regulação estabeleça regras que reduzam o custo e o prazo.
Como pedir o cartão
O cartão de crébito deve ser solicitado e ativado por aplicativo. Da mesma forma, o cliente poderá ativar e desativar a cada compra que fizer.
Outra função como a nativa de todas as contas, a exemplo do Banco Voltz, permite que uma empresa possa emitir cartões para diversos colaboradores com limite de gastos.
As instituições financeiras também oferecem uma versão digital do crébito, para facilitar o cancelamento em caso de suspeita de fraude na operação.