Conheça os riscos e cuidados necessário com o alisamento capilar

“Antes de qualquer procedimento é preciso um diagnóstico no cabelo, o teste de alergia, para sabermos se a pessoa é compatível com o produto desejado”, afirma Luciana De Vergennes

Alisamentos de cabelo, redução do volume e do frizz, são umas das maiores procuras nos salões de beleza. Com o objetivo de economizar, muitas pessoas optam por fazer esses procedimentos em casa sem ajuda de um profissional. A cabeleireira Luciana De Vergennes, alerta sobre os riscos que essa prática pode causar.

Segundo ela, os produtos usados para fazer os alisamentos possuem diversos componentes que podem afetar a saúde dos fios, mesmo feito com um profissional esses riscos ainda existem.

Teste

A profissional revela alguns cuidados, que devem ser tomados antes da aplicação dos alisantes. “Antes de qualquer procedimento é necessário fazer um diagnóstico na cliente, o teste de alergia, para sabermos se a pessoa é compatível com o produto desejado, para verificar a saúde dos cabelos e todas as químicas que ele já recebeu”.

Segundo Luciana, um dos mais importantes fatos a observar na estrutura do cabelo é se ele está grosso ou fino, para que possa garantir um alisamento seguro e saudável.

Processo

Ela destaca os problemas que podem ser causados, pelo procedimento incorreto. “Algumas pessoas em busca de economia, optam por comprar o produto na farmácia ou em qualquer comércio de cosmético, sem o auxílio profissional e sem a preparação devida, isso muitas vezes causa a queda dos fios, a quebra e o famoso corte químico”.

Conforme Luciana, as progressivas podem desenvolver alergias, portanto é de suma importância que o intervalo de uma química e outra seja respeitada de acordo com o fabricante, que geralmente é de 3 a 6 meses.

Ela explica como podem surgir as alergias. “Muitas vezes as pessoas depois de um longo período de progressiva, não consigam mais, é comum pois a pele fica sensível”.

Segundo ela, durante todos os procedimentos realizados, é importante checar as fontes de calor, como temperatura ideal e marca, pois esses produtos causam a queima dos fios, quebram os cabelos, o que passa o aspecto de cabelo ressecado.

Formol

Conforme ela hoje os produtos usados são a base de ácidos orgânicos, pois o uso do formol é proibido pela Anvisa, a sua inalação pode causar câncer, problemas respiratórios, alergias, dores de garganta e outros problemas pulmonares.

Receitas caseiras

A profissional explica sobre as famosas receitas caseiras. “Percebemos que muitas pessoas usam maisena ou outros ingredientes alimentícios. É difícil encontramos pessoas que reclamem de danos causados por essas receitas, porém é comum o procedimento não oferecer resultado”.

A profissional revela um caso recente atendido em seu salão. “Recebi uma cliente esta semana que me informou que utilizou pó de café no cabelo e ele estava extremamente ressecado”, pontua ela.

Loiros

Luciana explica sobre como deve ser feito um procedimento de alisamento em cabelos loiros. “Sempre ouvimos que cabelos claros não podem ser alisados, pois acontece muita quebra. Todos esses aspectos variam do profissional e os cuidados tomados. Um diagnostico correto garante um serviço 100% saudável”.

Precauções

Luciana revela os cuidados que o profissional deve ter antes de realizar o alisamento. “Deve-se sempre utilizar máscara e luva, pois geralmente é feito mais que um processo por dia, os produtos por mais que sejam sem formol podem causar danos a saúde e ressecar a pele”, finaliza a profissional.