Deputado Gugu Bueno anuncia recursos para Três Barras

Os recursos serão destinados para calçamento, revitalizações e entrega de veículos

Com o objetivo de realizar uma prestação de contas dos recursos viabilizados ao município e anunciar futuros recursos para a população, o deputado Gugu Bueno esteve visitando Três Barras do Paraná na semana passada. Ele foi recebido na câmara de vereadores pelo prefeito Gerso Gusso, o vice-prefeito Nerceu de Souza, vereadores, secretários e membros da sociedade civil organizada.

Obras
Entre as obras anunciadas estão o calçamento de 3,2 Km na comunidade de Santo Izidoro e 3 Km até a balsa de Nova Prata do Iguaçu; a revitalização da PR-471; a obra ‘Endireitar a Curva’ na entrada da cidade que já tem investido cerca de R$ 5 milhões; um carro para uso da secretaria de Saúde e uma viatura.

“Só vale a pena ser Deputado se a gente tiver força política e transformá-la em recursos para os municípios que representamos. Tenho muito orgulho de representar Catanduvas e Três Barras, esses nossos municípios da nossa região e temos trabalhado muito aqui em Três Barras, através do prefeito e de nossos vereadores”, destacou o deputado.

Fernando R. dos Santos, presidente do partido do PL em Três Barras, agradeceu ao deputado pelos trabalhos realizados. “Temos vários projetos em andamento que em breve estarão liberados graças à parceria em prol do município, tenho muito orgulho disso”.

Tecpar e Detran: sinalização Viária já foi realizada em Goioxim, Quedas, Três Barras e Virmond

Além desses, outros 60 municípios do Estado foram inspecionados. A ação visa segurança e prevenção do desperdício de recursos públicos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já realizou a avaliação de qualidade de materiais para sinalização viária em 64 dos 247 municípios paranaenses indicados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), representando mais de 25% do total. O trabalho é resultado de uma parceria firmada entre as duas instituições, que busca proporcionar mais segurança nas vias urbanas e rodovias do Estado. Entre os municípios destacam os da região da Cantuquiriguaçu: Goioxim, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond.

Sinalização viária

Único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço, o Tecpar possui experiência de mais de quatro décadas em avaliações de materiais para sinalização viária para o mercado público e privado.

O gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, destaca que a parceria entre o Detran e o Tecpar fortalece a segurança viária dos municípios, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir o desperdício de recursos públicos. “Com o laudo em mãos, os gestores podem gerir os recursos com mais eficiência, evitando a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Além de deteriorar rapidamente, os materiais inadequados podem colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas. Por outro lado, os fornecedores são estimulados a vender somente materiais que estejam em conformidade com os padrões nacionais de qualidade”, explica.

Para realizar a avaliação de conformidade, um serviço que exige alto nível técnico, o instituto conta com profissionais especializados em Tecnologia de Materiais e equipamentos tecnológicos de alta precisão. “Essa certificação realizada pelo Tecpar contribui para que o Detran-PR realize entregas com a qualidade exigida pelas normas vigentes, proporcionando um trânsito mais seguro e eficiente”, comenta o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

Qualidade

Para assegurar a qualidade da sinalização viária aplicada nas cidades, o Detran solicita ao Tecpar a análise em laboratório e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização, como tintas, balizadores, placas, adesivos refletivos, entre outros.

O Tecpar também faz vistorias técnicas in loco, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente. Desde a celebração da parceria, em 2023, até fevereiro deste ano, 64 municípios já receberam a vistoria técnica do Tecpar.

“A manutenção da sinalização horizontal é essencial para garantir a segurança e a eficiência do trânsito nas cidades. A falta ou problemas na sinalização horizontal das ruas podem causar diversos impactos negativos no trânsito das cidades, incluindo aumento de acidentes, confusão e redução da fluidez do tráfego, impactos na segurança de pedestres e ciclistas”, alerta Vechiatto.

Parceria

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito determina as dimensões e cores dos sinais viários usados no Brasil, e define como eles devem ser colocados. No Paraná, os municípios devem apresentar seu projeto de sinalização viária para ser avaliado e analisado pelo Detran, antes da contração.

O Tecpar é responsável por fazer a vistoria técnica junto às empresas que fornecerão o material que será utilizado, conferindo se as especificações técnicas do Detran e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram atendidas.

Depois que a sinalização de trânsito for instalada no município, o Tecpar vai até o local para fazer a inspeção e analisar as faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). Por fim, emite laudo aprovando ou reprovando os materiais avaliados e sua aplicação.

Além da parceria com o Detran, o Tecpar também faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná; e ainda atende prefeituras e setor privado.