Dicas para alavancar seu negócio no TikTok
Trends, hashtags e principalmente a influência de sua marca podem ter um espaço privilegiado na plataforma, se for utilizada com inteligência
Apesar de muito comum, o consumo de vídeos na internet é um pouco diferente. Atualmente, prefere-se vídeos curtos do que os longos de antigamente.
Esse cenário, acrescido pela pandemia de Covid-19, se firmou e cresceu com a rede social TikTok. Mais usada por adolescentes para compartilhar dancinhas e dublagens virais, a rede se tornou também um aliado para campanhas de marketing, seja rodando anúncios ou contratando influenciadores para promover sua marca.
O TikTok, como qualquer outra rede social, passa por uma constante atualização. Ou seja, novas formas de auxiliar produtores de conteúdo estão surgindo, otimizando as atividades profissionais dentro da plataforma.
Com isso, vale saber algumas dicas valiosas para alavancar sua marca dentro da rede social, que ganha cada vez mais força no mercado.
Enquadramento do vídeo
Os vídeos devem ser feitos na vertical, para aproveitar o espaço permitido na plataforma. Não use outros formatos, facilite a visão do telespectador.
Músicas e desafios do momento
Como em outras redes sociais, uma música que se tornou viral é essencial para fazer uma trend (vídeos que são tendência no momento). Dessa forma, o vídeo pode ser entregue para um maior número de usuários. Adapte a trend para o seu nicho de negócio.
O que seu público quer ver?
Faça uma análise dos seus concorrentes, entenda o que eles fizeram que dá certo. Acima de tudo, avalie o seu público-alvo, que tipo de conteúdo eles consomem e esperam, quais as melhores estratégias para ter uma boa aceitação. Com uma interação já estabelecida, pergunte ao seu público o que eles gostariam de ver.
Atento ao momento
Não perca tempo. Como já citado, as trends são uma ótima opção para obter visualização, mas você precisa estar atento para não perder os desafios do momento.
Não espere até que a música ou o desafio saia de moda. Fique antenado ao momento para não ficar ultrapassado.
Não dependa das trends
Aqui vai uma dica valiosa. Falamos muito de trends, porém depender só delas não vai te dar os resultados desejados.
Elas ajudam para o crescimento do perfil e para firmar seu posicionamento. Mas o ideal é mostrar quem você é, o que faz e qual o seu propósito.
Comunique-se diretamente com seus seguidores, olhe para câmera, trabalhe sua oratória para tornar o vídeo agradável de ser assistido.
Use hashtags
Conhece aquelas hashtags como: #fy #viral. Elas fazem com que o algoritmo da plataforma trabalhe ao seu favor.
Use hashtags relacionadas ao conteúdo do seu vídeo. Se o seu ramo de negócio é a robótica e fez um vídeo sobre isso, use #robotica, #prototipagem, #auladerobotica, #robos, por exemplo. Além de outras que estão em sintonia com cada vídeo em específico.
Marketing de influência
Essa é a grande sacada para fazer seu produto ou serviço se tornar mais conhecido. Não só no TikTok, mas em outras redes sociais, os seguidores são influenciados diariamente pelos criadores de conteúdo.
Por que não divulgar seu negócio com criadores do mesmo nicho que o seu? No site da plataforma, você pode encontrar dicar e guias para executar seu negócio. Estude como dar visibilidade e credibilidade a sua marca e ganhar relevância no TikTok.