Eduardo Ferreira e Antony Baldissera conquistam medalha de ouro na Obmep

Os estudantes de Quedas do Iguaçu e Nova Laranjeiras destacam em entrevista: “Não é apenas sobre números, é raciocínio, de certa forma uma arte”

A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), divulgou no dia 20 de dezembro de 2022 os vencedores da edição 2022.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a prova premiou 29 colégios do Paraná. No total, 24 alunos da rede estadual conquistaram medalhas de ouro, 78 ganharam a de prata e 247 a de bronze.

Segundo o Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE), dois estudantes da Cantuquiriguaçu conquistaram medalhas de ouro e oito ganharam prata.

Comprometimento

Para o quedense Eduardo Ferreira de Jesus, de 12 anos, aluno do 8º do fundamental, foi uma honra ter ganho ouro na competição.

O estudante sempre gostou de matemática. “Essa medalha é resultado de muito esforço e dedicação em meus estudos”, afirma o adolescente. “Sempre gostei da matemática, e com esta conquista ofertaram para mim uma bolsa de estudos por meio do programa PIC, que me ajudou nos conhecimentos”.

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) proporciona ao aluno premiado da Obmep entrar em contato com questões da matemática, ampliando seu conhecimento científico, preparando-o para o desempenho profissional e acadêmico.

Apesar do gosto e proximidade com a matemática, Eduardo pretende apenas se dedicar aos estudos e deixar que o tempo o ajude a escolher sua futura área de atuação.

Ele justifica seu interesse pela disciplina. “Nunca tive muita dificuldade em aprender. Além disso, a matemática está presente em tudo no cotidiano. Não é apenas sobre números e tabuada, é raciocínio”, ressalta Eduardo.

Para os adolescentes e jovens ele deixa uma mensagem. “Levem os estudos a sério, tenham comprometimento com a escola e obedeçam seus pais. O nosso futuro depende da nossa dedicação”, finaliza.

Sonho realizado

Outro ganhador da medalha de ouro é Antony Eduardo Baldissera, de 14 anos, aluno do 9º do fundamental, em Nova Laranjeiras.

De acordo com ele, o resultado é fruto de muita dedicação nas aulas e na prova. “Ganhar a Obmep era um sonho antigo”, revela. “Acredito que essa medalha pode vir a me ajudar em conquistas futuras”.