Escola do Paraná é acusada de racismo
Uma escola do município foi acusada de racismo ao vestir crianças pretas e pardas com correntes e trapos em alusão ao período escravocrata do Brasil
No último domingo (18), foi realizado um desfile cívico em comemoração ao bicentenário da independência na cidade de Piraí do Sul.
Uma escola do município foi acusada de racismo ao vestir crianças pretas e pardas com correntes e trapos em alusão ao período escravocrata do Brasil.
Nos vídeos, publicados nas redes sociais oficiais da prefeitura de Piraí do Sul, é possível ver as “alas” da história do Brasil. No carro alegórico que representa a família real portuguesa, crianças brancas são vistas com espadas, vestidos e trajes característicos da época.
A prefeitura disse considerar “o contexto, tanto do momento do desfile quanto das ações cotidianas da escola”, e repudia “qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito”. O Ministério Público do Paraná, entretanto, afirmou que investigará o caso em sigilo, por se tratar de pessoas menores de idade.