Moradores tentavam embarcar para fugir do país
Durante esta sexta-feira (08), uma estação ferroviária foi atingida por um míssil na cidade de Kramatorsk na Ucrânia. Nota policial informou que ucranianos tentavam escapar da guerra para áreas mais seguras do país. Ao menos 50 pessoas morreram e 100 ficaram feridas.
Autoridades locais acusam o exército russo pelo ataque, já os separatistas da República Popular de Donetsk (DPR) acusam as forças da Ucrânia pois o ataque utilizou um foguete Tochka-U.
“Este sistema de mísseis soviético obsoleto não está em serviço com o DPR, LPR e a Federação Russa, sendo usado ativamente por militares ucranianos.”
Muitos civis usam a estação ferroviária como centro de evacuação na região de Donbass. “O míssil atingiu uma sala de espera temporária, onde centenas de pessoas aguardavam pelo trem de evacuação”. Ainda na nota, a polícia ucraniana informou a existência de crianças entre as vítimas.
A porta-voz da região administrativa de Donetsk, Tetiana Ihnatchenko, disse:
“As evacuações estão acontecendo desde 26 de fevereiro, os russos sabiam que milhares de pessoas estão lá todos os dias. Acredito que eles estavam contando com isso”.