Estudantes de Agronomia ministram oficinas sobre sistemas de criação e cultivo de base ecológica

Os temas abordados foram uma demanda dos agricultores, com interesse em solucionar problemas enfrentados no dia a dia

Estudantes da disciplina de ‘Agroecologia Aplicada, Extensão Rural e Prática de Campo IX’, do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, ministraram uma série de oficinas sobre sistemas de criação e cultivo de base ecológica para grupos de agricultores da região da Cantuquiriguaçu.

Os temas abordados foram uma demanda dos agricultores, com interesse em solucionar problemas enfrentados no dia a dia. Dessa forma, as oficinas tiveram como objetivo levar conhecimento e tecnologia para os produtores, visando resolver os problemas e promover melhorias em seus sistemas de cultivo ou de criação de base ecológica.

Atividades

Para executar as atividades, os estudantes foram instigados a estudar e propor soluções para problemas enfrentados pelos agricultores em seus sistemas produtivos. Além disso, prepararam materiais e planejam as etapas da atividade, adotando metodologias adequadas para o perfil dos grupos de agricultores. A realização desse tipo de atividade contribui para a formação dos estudantes e também para atuação como extensionistas rurais.

As oficinas abordaram os seguintes temas: Planejamento e produção de hortaliças orgânicas; Caldas e biofertilizantes para olericultura orgânica; Alimentação alternativa na bovinocultura de leite; Produção de mudas de hortaliças; Manejo em cultivo de mandioca (cobertura verde); Implantação de agrofloresta didática; Produção de hortaliças orgânicas e Alimentação alternativa para aves. As atividades foram supervisionadas pelos professores Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira e Julian Perez Cassarino.

Público

Participaram das atividades agricultores da Associação Santo Antônio de Pádua, Associação Colônia União e Associação Terra Livre (Recanto da Natureza) de Laranjeiras, Cooperativa de Agricultores de Marquinho, Escola Herdeiros do Saber e dois grupos de agricultores do Acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

A realização das atividades contou com apoio dos grupos de agricultores, da prefeitura de Laranjeiras e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná).