Estudantes de Pedagogia iniciam atividades do Programa de Residência Pedagógica
A ação tem como objetivo aproximar os alunos da comunidade escolar para criar um vínculo com o trabalho educacional das instituições.
Os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul participaram, na semana que passou, de um encontro de formação e imersão.
A atividade foi feita pelos alunos integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Escola Vereador Florindo Pellizzari, em Laranjeiras.
De acordo com a professora orientadora, Silvia Carla Conceição Massagli, o tema do encontro foi ‘Relações interpessoais: criando a identidade do Programa de Residência Pedagógica UFFS/LS’.
É a primeira vez que o curso de Pedagogia participa do PRP.
O programa
A base do Programa de Residência Pedagógica é a imersão dos bolsistas/residentes nos ambientes profissionais de professores.
Nas chamadas escolas/campo, o aluno participa de eventos cotidianos como formação continuada dos profissionais de ensino, aulas e atividades extracurriculares, reuniões de planejamento, conselhos de classe, encontros de avaliação institucional, entre outras atividades.
PRP do curso de Pedagogia
Dentro da Pedagogia, o programa envolve estágios curriculares, desenvolvido pelos alunos do curso.
A atividade serve para a formação dos estudantes, que vão atuar como pedagogos ao lado de professores e gestores educacionais.
O intuito do programa é superar a distância entre teoria e prática. Uma modalidade de estágio inovadora no campus, baseada na participação sistemática de grupos de graduandos em práticas pedagógicas nas escolas públicas de educação básica.
O programa busca aproximar a universidade da escola por meio da inserção do estudante no contexto escolar, para que este tenha um diálogo de colaboração e a partilha de experiências pedagógicas; contribuir para a compreensão e a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos profissionais da educação, entre outros.