Festival das Cataratas se consolida como a maior feira de turismo do Brasil
A região da Cantuquiriguaçu esteve representada pela Adetur – Lagos e Colinas
Aproximadamente 5 mil pessoas circularam pela 16ª edição do Festival das Cataratas. O evento encerrou na sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), com uma ampla programação de atividades e a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que reuniu expositores nacionais e internacionais de diversos segmentos do setor.
Com sete mil metros quadrados, a área de exposição foi 40% maior na comparação com 2020. Nos 250 estandes, 1300 marcas foram apresentadas ao amplo público do evento, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros.
O público ainda não foi o mesmo do período pré-pandemia (quando o evento contou com mais de oito mil participantes), mas já representa uma clara demonstração do momento de retomada do turismo, sobretudo em Foz do Iguaçu, que apresenta avançada taxa de vacinação contra a Covid-19 (100% da população já está completamente imunizadas).
Por meio de uma parceria com o SEBRAE, o Festival promoveu rodadas de negócios com o claro objetivo de fazer com que os empreendedores retornassem de Foz do Iguaçu com bons negócios na bagagem. “Foi uma edição especial para todos nós. Um momento de celebrar esse novo momento do turismo, seguindo todos os protocolos sanitários, mas com muito otimismo de que as coisas estão se encaminhando da melhor maneira possível”, destacou a diretora do Festival das Cataratas, Mayara Angeli. A próxima edição do Festival das Cataratas deverá ser realizada em junho de 2022, data em que ocorria tradicionalmente no período pré-pandemia.
Fórum internacional
A programação contou ainda com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – considerada o maior evento técnico-científico de turismo da América Latina – o Salão MICE Cataratas, a Arena Gastronômica, palestras, mentorias e capacitações. Uma das novidades foi realização da Conexão Cataratas Podcast, que contou com diversas entrevistas ao longo de toda a programação do evento. O conteúdo foi transmitido ao vivo para o público que não esteve presencialmente no Festival, e as gravações estão disponíveis no Youtube.
Lagos e Colinas
A Região da Cantuquiriguaçu foi representada pela Instância de Governança Regional (IGR), Adetur Lagos e Colinas, que atua diretamente dentro do Programa de Regionalização do Turismo e com a Paraná Turismo. Na oportunidade foram expostos no Estande da Lagos e Colinas artesanatos de Guaraniaçu, sucos de uva de Rio Bonito do Iguaçu do produtor Eliseu Telli, de Laranjeiras do Sul, queijos produzidos pela Lactopar e erva, tereré e chás da Erva Mate Laranjeiras e de Reserva do Iguaçu, bolachas, queijos, embutidos e maça de tomate da cooperativa de produtos orgânicos.
Para Ademir Padilha Fagundes, presidente da Adetur Lagos e Colinas, existe uma boa exceptiva de retomada do turismo no Paraná já em 2022. “Estamos trabalhando em parceria com a Paraná Turismo no projeto de regionalização do Turismo no Estado. Os primeiros passos já foram dados, mas precisamos que os municípios se organizem para que estejam no Mapa Turístico que será editado ainda no primeiro trimestre de 2022”.
Segundo o presidente faz parte dessa organização a criação do Conselho Municipal de Turismo e que o município esteja no mapa do turismo do Estado e da EMBRATUR. “Nos próximos dias estaremos entrando em contato com todos os municípios da nossa região para orientar na organização da documentação para que possa ser inserido no mapa do turismo, sem esse documento o munícipio não conseguirá ter acesso á programas ou qualquer tipo de recurso oriundo do Ministério do Turismo”, alerta Ademir.
Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias