Fórum prepara sugestões para desburocratizar operação de micro e pequenas empresas

No encontro, foram analisadas também questões como inovação e tecnologia, formação da cultura empreendedora

Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme), abriu debate para atualizações nas leis que beneficiem pequenos empreendedores do estado.

Questões como desburocratização, inovação e créditos foram analisadas pelos Comitês Temáticos da entidade, que formulará um documento com propostas a serem encaminhadas ao Congresso Nacional e governos Estadual e Federal. Propostas terão impacto direto na operação das micro e pequenas empresas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercilio Santinoni. “Hoje é muito difícil a empresa passar de MEI para Microempresa. O que vamos propor é uma rampa para facilitar o empreendedor a deixar de ser MEI e subir para Microempresa. Só que isso tem que ser feito de uma forma que, se o empreendedor tiver problemas na sua empresa, ele possa voltar a ser MEI sem a burocracia que isso exige”, compara Santinoni.

Forúm

“Vamos fazer no Fopeme uma discussão geral de todas as dificuldades dos pequenos empreendedores para criarmos projetos de solução. Em outubro ou novembro faremos uma Carta Paraná com todas essas propostas para apresentar aos órgãos competentes. E na sequência ainda teremos o encontro nacional dos Fóruns Permanentes em que poderemos também aproveitar ideias e projetos de outros estados”, afirma o presidente do Conselho do Sebrae/PR.