França aprova projeto de lei que obriga a instalação de placas solares em estacionamentos
Esforços são para trazer informações, conscientização para a população e prevenir o câncer de boca assim como outras doenças
A França gera, atualmente, 25% de sua eletricidade por meio de energias renováveis. Porém, ainda é menos que outros países vizinhos. Com o objetivo de acelerar essa mudança, o Senado francês aprovou um projeto de lei desafiador.
A ideia ambiciosa é exigir a instalação de painéis solares cobrindo vagas de estacionamento. Os locais de 80 a 400 vagas deverão se adequar a norma a partir de julho de 2023, com prazo de cinco anos para realizar a instalação. Para os estacionamentos maiores, o prazo é de apenas três anos, contando a partir da mesma data.
De acordo com a lei, metade da área dos estacionamentos devem ser dedicadas para as placas. A iniciativa pode gerar 11 gigawatts de energia, o que equivale a 10 reatores nucleares, que é uma das principais fontes de energia da França.
Os estacionamentos isentos da instalação serão aqueles que não tem condições técnicas ou de segurança na infraestrutura.
Por exemplo, lotes sombreados por árvores, nem que seja em metade de seu ambiente, escapam da exigência.
Fazendas de energia solar
O governo francês também almeja construir fazendas de energia solar em terrenos nas rodovias, ferrovias e áreas agrícolas.
A operadora ferroviária francesa, Société Nationale des Chemins de fer Français, pretende instalar mais de um milhão de metros quadrados de painéis solares até o ano que vem para reduzir em um quarto a importação de energia do país.