Gatos preto e branco, quais as características do gato “Frajola”

O Frajolinha é um gato hiperativo que adora brincar

O Frajola é um dos gatos mais famosos das telinhas, tanto que é um dos nomes mais comuns em gatos com a pelagem preta e branca. Mesmo sendo fácil encontrar gatos com esse padrão de cores, ainda existem duvidas sobre a origem dessas características.

Gato preto e branco: porque Frajola?

Os gatos preto e branco costumam receber o apelido carinhoso de Frajola, em homenagem a um famoso personagem dos desenhos animados. Quem não se lembra de Frajola e o Piu-Piu, e suas aventuras?

Como tratar doenças do carrapato

Qual é a raça do gato Frajola?

Essa é uma das principais dúvidas quando se fala sobre gatos pretos e brancos. Na verdade, há uma grande variedade de tipos de gatos que têm os pelos bicolores. Munchkin, Cornish Rex, Gato de Pelo Curto Americano, Persa, Angorá Turco, gato vira-lata, são alguns dos exemplos.

Por que um gato é preto e branco?

O fato do gato ter uma combinação de preto com branco em sua pelagem está relacionado aos genes dos seus pais e não a uma raça de felino específica. Até mesmo os gatos sem raça definida, também chamados de vira-latas, podem ter coloração mesclada. 

A explicação para um gato ser preto e branco é puramente genética. Isso acontece devido à uma combinação de proteínas e genes que definem a coloração final da pelagem dos felinos.  

Eles possuem uma proteína chamada Melanina no organismo, a mesma que existe em seres humanos. A tonalidade escura da pelagem do animal é produzida pela eumelanina, uma substância capaz de tingir de preto ou marrom os pelos tanto dos pets quanto os cabelos e a íris dos olhos dos seres humanos. 

As manchas brancas que dão um charme diferente ao corpo do felino surgem a partir de um gene que vem da mãe do pet. Isso acontece porque apenas as fêmeas têm o cromossomo X, que podem gerar gatinhos totalmente brancos e até albinos.

Características

Os gatos preto e branco carregam uma série de características únicas que todo tutor deve saber antes de adotá-lo. Por exemplo, eles são animais considerados independentes e autossuficientes.

Entretanto, isso não significa que ele não gosta de carinho e afeto. Os gatos frajolas adoram brincar, se exercitar e se divertir.

Como todos os outros animais de estimação, os gatos são extremamente territorialistas. Por isso, muitas vezes ele se torna arredio e arisco diante da presença de pessoas estranhas no seu ambiente.  


Vai viajar com seu pet? Confira os cuidados que você deve tomar antes de ir