Gerência em dose dupla: conheça a trajetória da Rimor Store
Comandada pelos irmãos Alison e Andrey Painkiv, a loja de estilo e acessórios country está em Laranjeiras há um ano. “Hoje somos referência na região e nossos clientes viraram amigos do peito”, diz Alison
Empreender em uma nova cidade não é fácil, principalmente quando não se é conhecido. Estudar as necessidades para abrir uma nova loja é complicado, ainda mais com pouca idade. Essa é a história dos irmãos Alison e Andrey Painkiv, que há um ano inauguraram a loja country Rimor Store em Laranjeiras do Sul.
Dando sequência à série de entrevistas do jornal Correio do Povo do Paraná, Jovens Empresários, eles detalham a caminhada desde o primeiro esboço da loja. “Iniciamos com a ideia, coragem e determinação, sem nenhum histórico familiar no ramo. Os primeiros dias foram desafiadores, mas moldaram o caminho para o sucesso que estamos vivenciando agora”, destaca Alison.
Em busca de novidade
Os irmãos estão na cidade há pouco tempo. Alison, de 25 anos, nasceu em Guarapuava e há três anos está em Laranjeiras. Andrey, de 18, nasceu em Balneário Camboriú, foi criado em Guarapuava e está há sete anos na cidade.
Conforme Alison, o apoio mútuo e o carinho entre os dois fortaleceu a ideia de empreender juntos. “Somos os únicos da família que quiseram abrir um negócio. Apesar da pouca idade, colocamos em prática nossos sonhos, e após muito estudo, e batalhas, aqui estamos”, afirma.
Ele diz que apesar de sua formação em Arquitetura, entre outros cursos e experiências de trabalho, não imaginava que estaria a frente de uma loja country. “Não temos raízes ligadas ao campo e fazenda. Apenas gostamos do estilo. A Rimor surgiu a partir de um sonho que se formou ao observarmos uma oportunidade de negócio na cidade”, explica o irmão mais velho.
Início
A Rimor Store foi inaugurada em 24 de junho de 2022. A loja modesta, ficava na rua Marechal Cândido Rondon, toda planejada e executada manualmente pelos irmãos. “Produzimos até os móveis. Sabemos lidar com madeira, então como há esse estilo rústico, boa parte foi feito por nós”, conta Alison.
Para planejar a ideia da loja, os irmãos foram ao Norte do Paraná, onde fica o centro das fábricas country. Para Andrey, a experiência foi fundamental, e graças a ela, boa parte do sucesso foi alcançado. “Abrir uma empresa não podem ser algo impulsivo; não basta abrir uma porta e começar um negócio. Para nós, desde o começo, essa jornada foi marcada por dedicação, planejamento e comprometimento”, afirma.
“Visitamos diversas fábricas, como de bonés e camisetas, o que nos proporcionou uma visão mais abrangente do negócio. Conhecer a realidade desde o início é crucial. Isso nos possibilitou estabelecer ótimas negociações para lançar a loja, que hoje conta com vestuários, calçados, bonés, chapéus, cintos, artefatos para chimarrão e tereré”, explica.
Dificuldades
Conforme ele, poucas pessoas acreditavam no sucesso da empresa. “Chegar em uma cidade pequena onde todos se conhecem não é fácil, ainda mais no comércio. No início foi complicado, mas logo conquistamos os clientes que hoje são nossos amigos. O Instagram foi uma ferramenta excelente. Ficamos conhecidos rapidamente e em nove meses tivemos que nos mudar, pois a necessidade de ampliação bateu à porta”, detalha Alison, orgulhoso.
Andrey expõe que em vários momentos pensaram em desistir. O pouco conhecimento, o mínimo apoio dos conhecidos e algumas situações os fizeram reavaliar a ideia. “Trabalhamos muito para reformar a antiga loja. Por quatro meses ininterruptos batalhamos para abri-la, e várias vezes quase entregamos o espaço”, explica.
Os primeiros dias foram desafiadores. Alison conta que de quinta-feira a sábado, não realizaram nem uma venda. “Passamos por altos e baixos, mas nada se compara ao desespero em não ter um cliente no início. Na segunda-feira, no entanto, tivemos uma venda, uma marcação no Instagram e logo conquistamos uma boa clientela”, relembra o irmão.
“Algumas pessoas podem considerar o sucesso como sorte, mas só nós sabemos o quanto trabalhamos duro. Superar obstáculos, lidar com dificuldades e manter a coragem e a crença fizeram toda a diferença nos nossos sonhos”, relata Andrey.
De clientes a amigos
Os irmãos ressaltam que o sucesso não se deu apenas pelo atendimento, mas também aos clientes que estiveram junto desde o começo. “Muitos viraram nossos amigos. Quando nos mudamos para cá, a ideia era fazer a mudança entre a sexta-feira até o meio dia de sábado. Porém não era possível. Estes parceiros nos ajudaram do início ao fim. Foi aí que percebemos que havíamos feito tudo certo”, diz Alison.
Andrey relembra, orgulhoso, que trabalharam direto e conseguiram fazer a mudança a tempo. “Naquele momento os meninos foram ao mercado, compraram um bolo, colocaram uma vela com o número nove, pois foram nove meses lá e então reinauguramos aqui”.
Alison cita que sem os amigos que a Rimor os apresentou, nada disso seria possível. “Temos amigos em toda a região por conta da loja, e isso é um dos fatores que mais me dá orgulho. Inclusive, percebemos que o dia que melhor captura o espírito dos nossos clientes, é o Dia do Amigo, não o Dia do Cliente”, destaca o irmão mais velho.
Escolha do nome
Quando buscavam opções, Andrey explica que queriam destaque, portanto, saíram do convencional. “’Rimor’ tem raízes no latim e significa ‘explorador’ ou ‘homem do campo’. Optamos por essa palavra porque ela abrange uma variedade de significados. Gostamos da ideia de que ele seja uma surpresa, algo único e cativante que as pessoas possam explorar e descobrir o significado por trás”.
Próximos passos
Para os irmãos, o futuro da loja não envolve levá-la a outras cidades, mas seguir investindo em Laranjeiras. “Embora hoje tenhamos pouca idade, sabemos que nossas ideias podem mudar daqui algum tempo. No entanto, nosso foco é investir e crescer em Laranjeiras. Construímos fortes relacionamentos com clientes que consideramos amigos, e isso nos motiva a permanecer aqui” diz Alison.
Entre os projetos futuros está uma nova seção no andar superior da loja, assim como tornar a Rimor um polo country com referência estadual.
“Nosso sonho se tornou realidade. Conquistar isso ao lado de meu irmão mais novo é muito mais do que esperei. Seguimos no trabalho em família e podem ter certeza que ouvirão muito sobre o progresso da nossa loja”, finaliza.
Serviço: a Rimor Store está localizada na rua Coronel Guilherme de Paula, 1090.
Instagram: @rimorstoreoficial