Guaraniaçu em breve receberá o CastraPet
O projeto do governo do Estado, atenderá 109 animais no município
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná) é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com as prefeituras. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado de pets.
Sobre o programa
Em Guaraniaçu, o Castrapet Paraná realizará a castração de 109 cães e gatos, através de recursos oriundos do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades.
As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.
Desde 2019, o governo do Estado já investiu cerca de R$ 4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.
Mais de R$ 10 milhões estão sendo aplicados no terceiro ciclo que se inicia.
Importância
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornam um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”.
Além disso, ele destaca que diminui as chances de abandono, que se caracteriza pelo crime de maus-tratos. “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. E foi pensando nesse equilíbrio que o Castrapet foi criado. É uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”.
As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), conforme critérios estabelecidos pelas prefeituras, mediante cadastro de inscrição.