Inmet atualiza previsão tempo e aponta queda de neve em algumas regiões do Sul
Onda de frio se intensifica trazendo rajadas de vento e derrubando temperaturas até 0º e possibilidade de “geada negra”
Na noite desta segunda-feira (16), se concretizou a formação da Tempestade Subtropical “Yakecan”, que favorecerá a intensificação dos ventos no litoral sul e leste do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina, com rajadas podendo variar entre 60 e 100 km/h.
Durante a noite de hoje (17), há a possibilidade da queda de neve no extremo sul Paranaense, na Serra Catarinense e Serra Gaúcha.
Pela madrugada a previsão é a formação de geada em grande parte do Paraná com mais força ao sul do estado.
Entre quarta-feira (18) e sexta-feira (20)
A Onda de Frio continuará atuando no centrossul do Brasil nestes próximos dias. No decorrer da quarta (18) permanece a condição de ventos fortes no leste e litoral gaúcho, e litoral sul de Santa Catarina com rajadas acima de 110 km/h.
Na Cantu a quarta será o dia com mais ventos na semana, com rajadas entre 30 e 45 km/h.
No final do dia os ventos tendem a perder intensidade.
A sexta-feira (20) será o dia mais frio na região chegando a 0º com sensações térmicas de -3º.
Geadas
A previsão indica formação de geada no centro-norte do Paraná, em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, no Triângulo e centrossul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.
Confira a previsão do Inmet para geada entre os dias 17 e 20.
Na quarta-feira (18), com a intensificação dos ventos, e mesmo com as temperaturas baixas, as condições para a formação de geada ainda dependem muito da ação dos ventos, porém, não se descarta a ocorrência principalmente em regiões de vales. Aliás, o vento mais “gelado” ainda pode causar intensa sensação de frio na metade sul do Estado e segue com chance de ocorrência de geada negra, evento histórico que aconteceu em 18 de julho de 1975 e causou estragos mudando a geografia econômica de muitas áreas do Estado.