Inscrições para o Enem 2023 estão abertas, confira detalhes
Com o resultado do exame, é possível concorrer em processos seletivos de universidades privadas e públicas do Brasil e exterior
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, começaram na segunda-feira (05), e vão até 16 de junho.
O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Inscrições
As inscrições para o Enem 2023 são feitas através da Página do Participante, onde também devem ser solicitados os atendimentos especiais.
Para as inscrições o participante precisa ter em mãos a documentação necessária. Durante esta etapa inicial, serão solicitadas informações pessoais, como, CPF, data de nascimento, telefone para contato e CEP da residência.
Também será necessário que o participante preencha com algumas informações pessoais, referentes à escolaridade, se está cursando ou não o ensino médio, se já é formado ou se não concluiu e não está cursando o ensino médio.
A prova do Enem é dividida em dois domingos diferentes, cada um com seus temas específicos. A primeira prova será realizada no dia 5 de novembro e a segunda prova acontecerá no domingo seguinte, 12 de novembro
Após o envio das informações de escolaridade, o participante deve preencher um questionário de 20 questões sobre a sua situação socioeconômica.
Taxa de inscrição
Será necessário a solicitação do boleto, para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023. Para os candidatos que não optaram, ou não conseguiram solicitar a isenção da taxa, será cobrado um valor de R$ 85 para realização das inscrições. Este valor pode ser pago até 21 de junho.
Escolha da língua estrangeira
Durante o processo de inscrição o participante deve escolher entre dois idiomas, para a prova de linguagens códigos e suas tecnologias.
A prova costuma acontecer no primeiro domingo de aplicação, pode ser realizada em inglês ou espanhol, de acordo com a preferência do candidato.
Atendimento especializado
Caso o participante precise de alguma forma de acessibilidade na realização do exame, ela pode ser solicitada durante a inscrição. O Enem possui acessibilidade para pessoas: surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva; baixa visão e visão monocular; autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção; pessoas gestantes; estudantes de classe hospitalar.