Jornal Correio: 33 anos de compromisso com a informação de qualidade
Conheça a trajetória do jornal regional que se tornou porta-voz das comunidades que atende, superando desafios ao longo de 33 anos
O Jornal Correio do Povo do Paraná celebra, hoje, 33 anos de circulação disseminando de informações de qualidade para a região e estado. Fundado em 21 de setembro de 1991 como Jornal Correio da Cantuquiriguaçu e hoje parte integrante do Grupo Correio, o jornal é mais do que apenas um veículo de notícias; é um elo vital entre a equipe e a população, estendendo-se das bancas de jornal à era digital com um novo projeto gráfico.
Você conhece nossa história?
A trajetória iniciou quando o proprietário do jornal ‘O Paraná’ de Cascavel, Emir Sfair, resolveu montar um semanário em Guaraniaçu. Ele e sua equipe, Marlise Bernardo e Ademir de Bortolli, realizaram a primeira e única edição deste grupo que circulou no dia 21 de setembro de 1991.
A partir da segunda, Ademir Padilha Fagundes e Jair Pereira tornaram-se sócios. Três anos depois, em 94, Jean Patterno juntou-se ao grupo como sócio, permanecendo até o final de 1995.
Nesse meio tempo, o jornal era semanário e circulava como Jornal Correio da Cantuquiriguaçu. Teve diversos formatos, variações do tabloide, e se consolidou como o grande jornal do médio e Centro-Oeste.
Em 96, Joice Fabrício e Ademir Fagundes compraram a parte dos outros sócios e se mudaram para Laranjeiras do Sul. Surgia assim, a Gráfica e Editora Cantu Ltda., razão social do Jornal Correio do Povo do Paraná.
Com um projeto gráfico, editorial e comercial bem definido, o jornal conquistou gradualmente seu espaço no mercado, expandindo sua circulação e frequência. Ao longo desses 33 anos, a equipe manteve um compromisso constante em ser o porta-voz das aspirações da comunidade.
Comemoração
De acordo com a diretora executiva do jornal, Joice Fabrício, é um orgulho fazer parte da história dos municípios e ser o principal veículo de notícias da região. “Nos orgulhamos de estar atentos à inovação. Além do impresso temos nosso portal que é um Publicador Oficial do Google com o projeto ‘Google Notícias’, e alçamos liderança nos veículos online, sempre exaltando e defendendo as bandeiras da Cantu”, destaca Joice.
O diretor de conteúdo, Ademir Padilha Fagundes, lembra o quão difícil foi chegar até aqui e quantos obstáculos foram enfrentados para produzir cada edição. “No início não tínhamos as facilidades de hoje. Nossa edição era semanal e precisávamos fazer as matérias pessoalmente sem a ajuda da internet”, relembra.
“Precisamos agradecer, primeiramente, nossos leitores que são a razão do nosso trabalho existir e circular até hoje. E aos nossos colaboradores que se esforçam para que a edição seja entregue diariamente e com qualidade”, diz Ademir.
Equipe de longa data
O jornal conta com cinco funcionários que contribuem para o desenvolvimento da empresa há alguns anos. Eles, mais do que ninguém, viram a evolução do grupo ao passar tempo. Fabiana Fabricio, Luiz Eduardo Santos, Regina Oliveira, Josiel dos Santos e João Victor Fabricio, comemoram mais um ano junto do Correio do Povo.
Segundo a diretora adjunta, Fabiana Fabricio, que trabalha há mais de 23 anos no jornal, é um orgulho fazer parte da empresa todos esses anos. “Espero que possamos continuar fazendo o melhor para nossos leitores, assinantes, anunciantes, e a todos que nos ajudaram a chegar a essa data tão promissora. Grata ao Grupo Correio”, enfatiza Fabiana.
Para a auxiliar se serviços gerais, Regina Oliveira, que anima a equipe há mais de seis anos, é gratificante trabalhar no grupo.
“Acompanho o desenvolver da equipe há quase sete anos. Fico muito feliz por fazer parte do grupo e trabalhar com essas pessoas. Daqui, fiz amizades que levo pra vida. É uma família”, destaca Regina.
O editor-chefe do Correio do Povo, João Victor Fabricio, falou sobre sua experiência dentro da empresa. “Já são cinco anos na equipe do Grupo Correio. Comecei na gráfica, sem saber o que era CMYK ou RGB, e felizmente com o tempo, e com os funcionários que já tinham mais experiência, fui aprendendo. Por causa do grupo decidi cursar Design Gráfico, que também tinha a ver com minha vaga de arte finalista. Conforme o tempo passou entrei no jornalismo como auxiliar, à princípio para cuidar do portal e das mídias digitais. O tempo passou novamente, e em 2022 assumi como editor-chefe, e desde então estou aqui”.
João explica o processo dentro da redação. “Todo dia é uma edição nova. Temos nossa programação com as pautas, mas estamos sempre de olho, no que podemos pautar e no que devemos noticiar. A responsabilidade de decidir o que vai entrar no jornal, que também é reproduzido em nosso portal e redes sociais, é grande. São cerca de 20 cidades na região da Cantu, que cobrimos, porém com o site expandimos esse número, cobrindo ainda mais o estado e também fatos do país e do mundo”, diz João Victor.
Integrantes novos
Além dos antigos na casa, a equipe deste ano conta com novos integrantes: Mariani Matoso, com oito meses de colaboração, Lorraine Martins com três e André da Luz, há cerca de um mês.
André, que faz parte da redação, relata o aprendizado adquirido neste curto tempo, que certamente levará para a vida. “Fico feliz de integrar a equipe justamente porque a comunicação é tudo e aqui na região, somos destaque. Acho isso fundamental no serviço essencial para população. Isso tem me transformado”.
A secretária Lorraine avalia sua passagem como enriquecedora, já que é o primeiro emprego. “Aprendo muito. A comunicação evolui no dia-a-dia, e como é minha primeira experiência, sei que não sou a mesma pessoa do início. Melhorei em todos os aspectos”, disse.
A arte finalista Mariani, conta que desde fevereiro sente a evolução no trabalho. “Agradeço pela oportunidade e a paciência. Trabalhar aqui me fez agir e pensar de forma diferente. Meu primeiro emprego me fez crescer e sou extremamente grata por isso”, relata Mari.
Ao longo do caminho…
Nos anos 90, as matérias digitadas eram enviadas de ônibus à Cascavel, onde a diagramação e arte final eram feitas. Naquele tempo não existiam computadores e o jornal era redigido por uma máquina de escrever que funcionava como uma máquina fotográfica. “O processo era lento e passível de erros, muitas e muitas vezes as fotos de uma página iam parar em outras, causando muita confusão”, lembra Ademir.
Durante o dia, enquanto distribuíam os exemplares, eram feitas entrevistas e fotos. À noite, muitas vezes em hotéis, produziam as matérias e revelavam as imagens. Somente a partir de 98 o jornal passou a ser impresso em Laranjeiras.
De acordo com Ademir, a distribuição, feita de carro, também era um desafio. “Começava na quarta-feira, por Cantagalo, em seguida, Virmond, Laranjeiras e Quedas do Iguaçu. Na quinta-feira, começava por Três Barras, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito e acabava em Guaraniaçu”, relata.
Em 2002 o jornal montou seu próprio parque gráfico, que trouxe mais independência com os horários de fechamento da edição. A mudança permitiu mais autonomia na impressão e nos horários. Em 2005 o jornal passou a circular duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, se tornando mais dinâmico e atualizado e em setembro de 2001, passou oficialmente a ser diário.
Experiências
João Victor ressalta que alguns momentos foram bem marcantes frente à redação, como por exemplo quando faleceu um morador de Laranjeiras que estava arrumando a bandeira do Brasil em sua casa, em um dia de chuva. “Nesse dia a cidade inteira ficou sem luz, e logo recebemos a informações sobre o trágico incidente. Foi um dia bem intenso, e isso é corriqueiro, quase sempre surgem matérias que nos abalam, mexem com nosso psicológico, mas temos que levantar a cabeça e trazer a informação para a população, esse é nosso serviço, explicar para e região e para o estado o que está acontecendo”.
“Porém, como pautamos diversos temas diferentes, existem vários tipos de matéria, e além destas mais trágicas, tem pautas que são um prazer escrever. Recentemente fizemos uma abordando a Casa de Memória de Laranjeiras, com a diretora de Cultura Luiza e a responsável pelo museu Cleide. Outro dia fui conversar com a diretora e ela me disse que a repercussão foi tão grande que a RPC entrou em contato para fazer um episódio do Plug aqui na cidade. Para nós isso não tem preço, contar a história da nossa região e ver isso repercutir em todo o Estado”, finaliza o editor.
Confira na página mais momentos marcantes nestes 33 anos.
Expansão
Com o crescimento do jornal a demanda também aumentou e agora somos o Grupo Correio. Com cerca de 60 funcionários, o grupo é composto por outras empresas como a Gráfica Correio, que surgiu em 2010 pela necessidade de oferecer aos clientes brindes e impressos como folders, revistas, panfletos e pastas. Em julho de 2013, em Guarapuava, começou a circular semanalmente o Jornal Extra, que segue sendo o único jornal da cidade.
A partir de 2020, a área de brindes ficou ainda maior e a Ki Solução passou a fazer parte do grupo, ampliando as opções de comunicação visual para as empresas e atualmente, é referência na cidade.
A todos que tiveram histórias contadas, colunas publicadas, foto-legendas, enquetes e anúncios, fica o agradecimento da equipe.