Jovens terão mais acesso ao mercado tecnológico com o ‘Geração Paraná Digital’
Termo de cooperação entre órgãos públicos e instituições privadas vai ampliar a qualificação na área em todos os municípios
Lançado há alguns meses pelo Governo do Estado, o programa Geração Paraná Digital oferece acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho na área da tecnologia.
Ontem (19), foi assinado um termo de cooperação para dar novas oportunidades aos jovens de todos os municípios se qualificarem.
O acordo conta com órgãos públicos e instituições privadas. As turmas vão treinar estudantes do ensino médio e universitários para o desenvolvimento de softwares, que ganharão bolsa durante o período de aprendizado.
Mercado em expansão
Cada órgão e instituição vai desempenhar uma função específica na iniciativa. Os espaços para os laboratórios de Tecnologia da Informação deverão ser cedidos pelas prefeituras, além de mobiliário e profissionais para monitorarem a turma.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi, o projeto é inovador. “Os jovens não precisarão deixar as suas cidades para exercer atividades profissionais da tecnologia. Há um amplo mercado com vagas de emprego. Agora teremos as pessoas para ocupar esses postos de trabalho”, explica Zucchi.
O superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca que o mercado da tecnologia passa por uma grande expansão. “Esperamos que mais e mais municípios se unam ao processo e se beneficiem dessa nova forma de qualificação”, afirma Bona.
Assinaturas
O documento foi assinado por representantes da Sedu, do Paranacidade, da Superintendência Geral de Inovação (SGI), da Fundação Araucária, da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP); da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e da Associação das Empresas Brasileira de Tecnologia da Informação (Assespro).