Mais de 100 pessoas participam de evento da Assistência Social de Cantagalo

Para celebrar a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, a pasta realizou um café da manhã aos alunos da Apae. “Essa é uma maneira de demonstrar afeto e respeito por eles”, detalha a secretária Claudia Duarte

Em alusão a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, a secretaria de Assistência Social, de Cantagalo, promoveu um café da manhã aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Além disso, a manhã da terça-feira (22) também foi marcada por atividades. Mais de 100 pessoas participaram.

Inclusão

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Snpdi) é uma campanha anual desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) desde 1963. Ela tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social.

Neste ano, a Snpdi será realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema ‘Conectar e somar para construir inclusão’. O tema destaca a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com elas.

Experiências

Conforme a secretária de Assistência Social, Claudia Duarte, ao conectar-se às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, podem compartilhar suas experiências, aprender umas com as outras e construir uma rede de apoio.
A comunidade também deve se beneficiar dessa conexão, aprendendo sobre a condição e como os apoiar. “Todos os anos, seguimos esse formato, que consiste em oferecer uma expressão de carinho para as crianças da APAE. Essa é uma maneira de demonstrar nosso afeto e respeito por eles”, detalha.

“Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde ainda existe um grande preconceito com eles. No entanto, eles são pessoas como todas as outras, não é uma condição médica, não é algo contagioso. Eles são únicos, especiais. E a responsabilidade de cada um de nós é, acima de tudo, incluí-los na sociedade e respeitá-los”, explica.

Elos reforçados

Claudia reforça o empenho da equipe que além do café, expressou amor e carinho pelos alunos da Apae. “Queremos que eles aproveitem esses dias especiais. Nossa equipe do Serviço de Convivência se envolveu, dançamos e interagimos muito com eles. Foi uma maneira genuína de demonstrar nosso amor, carinho e respeito, afinal, eles merecem”, completa a secretária.

Além das atividades ofertadas pelo SCFV, também estiveram presentes o Grupo de Ginástica Rítmica da Escola Municipal Henrique Kruguer do municipio de Virmond com a professora Joanisa com uma bela apresentação.