Microsoft considera criar lojas de app para sistemas Android e iOS

Essa pode ser uma estratégia para que a Microsoft traga os seus jogos para os dispositivos móveis

O chefe do Xbox, Phil Spencer, recentemente deu uma entrevista onde disse que a Microsoft está estudando a possibilidade de criar uma loja de aplicativos mobile para aparelhos que usam os sistemas Android e iOS. O executivo não trouxe muitos detalhes ou confirmou se o projeto já está em andamento, mas se sabe que essa pode ser uma estratégia para que a Microsoft traga os seus jogos para os dispositivos móveis.
Com o aplicativo do Game Pass, já é possível jogar alguns títulos da empresa através da nuvem. No entanto, essa ideia de criar uma loja própria revela que a gigante da tecnologia pretende investir bastante nos games mobile, talvez até mesmo desenvolvendo títulos especificamente para esse tipo de plataforma.

Potencial do mercado
Essa ideia de Phil Spencer indica que a empresa quer subir na crista da onda dos jogos mobile, cujo mercado está em franca expansão, com uma receita acumulada de US$ 274 bilhões entre 2017 e 2020, e promete continuar em alta nos próximos anos. A projeção de crescimento, segundo a empresa de pesquisas Statista, é de 7.36% anualmente – ou seja, em 2027, estima-se que o volume do mercado chegue a US$ 419,7 bilhões.
Dessa forma, não é de se surpreender que a gigante da tecnologia queira investir nesse setor. Esse seria um dos motivos para a atual tentativa de aquisição da Activision Blizzard, já que o grupo é dono da King, estúdio responsável por fenômenos dos dispositivos móveis, como Candy Crush e Bubble Witch.
Quando questionado sobre o tema, Spencer destacou que a empresa tem planos de ampliar sua presença no mercado mobile, independentemente do resultado da aquisição. No entanto, incorporar a King ao seu portfólio certamente aceleraria significativamente os planos da Microsoft.
Além da gigante da tecnologia, outras organizações vêm aproveitando a praticidade dos dispositivos móveis para trazer opções ao público gamer. Um exemplo são as plataformas com playtech cassino, que oferecem modalidades variadas de jogatina onde qualquer adulto pode se divertir e testar a sorte para ganhar dinheiro, como caça-níqueis, megaways, jackpots e jogos de mesa. São cerca de 50 games lançados pela Playtech todos os anos, e o cassinos.info traz listas com os melhores cassinos que oferecem títulos da empresa, conhecida pelos seus gráficos impressionantes e temas exclusivos.

‘O Xbox continuará’
A aquisição da Blizzard pela Microsoft é um tema que está em pauta há bastante tempo, já que o processo segue em fase de análise pelas autoridades regulatórias da Europa e Estados Unidos. Sobre esse tema, Phil Spencer também destacou que o acordo não determina a existência do departamento de jogos da Microsoft.
“Esta é uma aquisição importante para nós. Contudo, não é uma chave para o futuro da companhia – o Xbox continuará, com o sim ou não para o acordo”, afirmou o CEO do Xbox.
O executivo está envolvido diretamente com o acordo, e recentemente viajou até o Reino Unido para participar de uma audiência com a Comissão Europeia, aproveitando para marcar uma conversa com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), que vem “atrapalhando” os planos da Microsoft. A CMA está fazendo uma investigação detalhada sobre como a aquisição pode impactar a concorrência e o livre mercado.
Mesmo que a fase de análise ainda não tenha acabado, a divisão de games da gigante da tecnologia está se envolvendo diretamente no processo. No final de fevereiro, a empresa divulgou ter assinado um acordo com a Nintendo para levar Call of Duty aos consoles da concorrente durante 10 anos.
“Acabamos de assinar um contrato de 10 anos para levar jogos do Xbox para jogadores da Nintendo”, contou Brad Smith, presidente da Microsoft, nas redes sociais. “Esta é apenas parte de nosso comprometimento de levar jogos do Xbox e da Activision, como Call of Duty, para mais jogadores, em mais plataformas.”
No entanto, a CMA respondeu que haverá dificuldades em levar os jogos de Call of Duty ao Nintendo Switch por conta de limitações de hardware.