Mitos e verdades sobre depilação a laser

Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre essa solução para os pelos indesejados, reunimos as perguntas mais frequentes de quem quer realizar o procedimento

A depilação a laser é considerada um dos métodos mais seguros e eficientes para a remoção de pelos que existem, por ser um procedimento simples, rápido e com baixa geração de lixo. Profissionais que realizam o procedimento garantem que em dez sessões, em cada área, os pelos atingidos pelo laser são removidos e não voltam mais a crescer. O laser também é mais econômico, pois substitui a compra de lâminas e sessões de depilação com cera.

Embora simples, ainda existem alguns pontos que confundem quem tem vontade de fazer o procedimento. Reunimos os principais mitos e verdade sobre depilação a laser, para ajudar a esclarecer dúvidas sobre essa solução para os pelos indesejados.

Depilação a laser dói?

Algumas pessoas podem sentir desconforto durante a aplicação do laser, como sensação de ardência. A intensidade desse desconforto varia de pessoa a pessoa. Ciclo menstrual, estresse ou muita sensibilidade na pele podem influenciar na sensação. Além disso, quem já está acostumado com depilação a cera não deve sentir muito incômodo com o método.

O pelo precisa crescer entre as sessões

Essa é uma afirmação, parcialmente verdadeira. Para que possa ser atingido pelo laser, o pelo precisa estar com uma pontinha para fora da pele. Por isso durante o tratamento não é recomendado o uso de pinças, cera ou aparelhos que extraiam o pelo pela raiz.

O pelo volta a crescer com o tempo

Mito. O pelo removido pelo laser não volta a crescer. Em alguns casos, o que pode acontecer é nascerem novos pelos em algumas áreas do corpo, mais influenciadas por fatores hormonais. O fato é que somos capazes de produzir pelos novos para o resto da vida, porque possuímos folículos pilosos que podem ser ativados, ou não, ao longo dos anos.

Toda depilação que usa luz é laser

Mito. Algumas depilações usam de fato o laser. Porém, alguns métodos que dizem ser laser na verdade usam a luz pulsada, outro método depilatório que não traz o mesmo resultado do laser. Somente o laser atinge realmente o pelo até a raiz, eliminando-o definitivamente.

Não dá para fazer depilação a laser no verão

Mito. A depilação a laser pode ser feita durante todo o ano. O cuidado que você precisa tomar é não estar com a pele bronzeada no momento da aplicação do laser. É recomendado esperar 15 dias após o tratamento para tomar sol na área depilada. Sempre utilizar protetor solar em todo o corpo, inclusive nas áreas onde se aplicou o laser.

Pelos loiros ou claros não são removidos pelo laser

Parcialmente verdade. O laser é atraído pela melanina, substância em nosso organismo responsável pela pigmentação dos pelos e da pele. Pelos muito claros ou brancos, ou seja, com baixa incidência de melanina, não são encontrados pelo laser.

Áreas com tatuagens não podem ser depiladas a laser

Verdade. Como o laser é atraído pela cor, a tatuagem pode confundir o laser e a pele tatuada pode ser queimada em vez de remover o pelo. Se você pretende se tatuar, o ideal é depilar a pele com laser antes. Se você já tem tatuagem, para sua segurança, o laser só poderá ser aplicado em volta dela, nunca em cima.

Pessoas com pele negra não podem fazer depilação a laser

Mito. Peles morenas e negras exigem mais cuidados na avaliação, por possuírem mais melanina, e nem todos os fototipos respondem bem ao laser. Mas já existem alguns capazes de eliminar os pelos sem colocar em risco a segurança de clientes com pele negra.