Motivos que restringem seu nome no serviço de proteção ao crédito

A negativação é o fator mais comum que diminui a credibilidade do CPF

Muitos brasileiros se encontram negativados, ter o nome limpo e a vida financeira saudável é uma necessidade para ser bem-visto no mercado de crédito.

Para ter mais conhecimento e controle das suas finanças, conheça cinco fatores que geram restrições no seu nome.

Negativação

É o principal fator que restringe o seu nome no mercado, acontece quando a empresa notifica o Serasa sobre a falta de um pagamento. Isso ocorre quando o indivíduo deixa de pagar alguma conta dentro do prazo.

Essas dívidas têm um impacto negativo no seu nome e diminuem a credibilidade no mercado de crédito.

Falência de empresa

Se você é proprietário ou sócio de uma empresa e ela entra em falência, seu CPF fica negativado.

A empresa entra em falência, quando ela não possui recursos para pagar funcionários e fornecedores, ou seja, ela tem grandes dívidas com bancos e não tem condições de arcar com suas despesas.

Cheque sem fundos no Serasa

Outro fator que contribui para sujar o nome, é pagar algum bem ou serviço com cheques sem fundo. Usar formas de pagamentos, mas não ter condições de quitar, demonstra ao mercado falta de controle na vida financeira.

Protesto no Serasa

Se você efetuar uma compra em alguma loja e não conseguir pagar, o proprietário do estabelecimento pode ir a um cartório e protestar seu nome, isso negativará seu CPF.

Ação judicial

Quando você faz alguma compra e o responsável coloca seu nome na justiça, você será intimado a cumprir com a negociação assumida.

Como manter o nome limpo?

Uma dica importante é fazer o monitoramento do seu CPF. Basta acessar o site Serasa Antifraude e escolher o melhor plano para o seu perfil e que caiba no seu bolso.

Se quiser resolver alguma negativação, você pode acessar o Serasa Limpa Nome e verificar se tem algum desconto para quitar a sua dívida. Se não encontrar no site, você precisará entrar direto em contato com a empresa e negociar.