Nova Laranjeiras: Ibama e Funai realizarão programa que beneficiará indígenas do Rio das Cobras

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pelo Ibama no início de maio, diretamente nas aldeias do Rio das Cobras.

Na última semana, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) visitaram as aldeias do Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, para apresentar o ‘Programa de Brigadas Federais do Ibama’ e informar sobre o processo de seleção. A iniciativa estabelecerá a primeira brigada de prevenção e combate aos incêndios florestais na região Sul do Brasil.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pelo Ibama no início de maio, diretamente nas aldeias do Rio das Cobras.

Projeto

O programa contratará 15 brigadistas indígenas, moradores de Rio das Cobras, em um contrato temporário com duração de seis meses, a partir de julho deste ano. “O principal objetivo da brigada é proteger o território indígena, atuando na prevenção e combate de incêndios florestais, caso ocorram”, afirmam os representantes da Funai.

Atividades

Além de combater incêndios, os brigadistas também poderão realizar atividades de educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e nascentes, bem como prestar apoio às comunidades nas ações de caráter socioambiental.