Novembro começa com frio intenso e pode afetar agricultura

Massa de ar polar atinge o Brasil e derruba as temperaturas em várias partes do país

Agricultores paranaenses estão preocupados com a previsão do tempo neste início de novembro. Segundo a previsão o mês deve começar com baixas temperaturas e, inclusive, possibilidade de geada e até neve em algumas partes dos estados do sul do país. Meteorologistas dizem que uma onda de ar polar vai atingir o país e derrubar as temperaturas, trazendo frio atípico em quatro regiões do Brasil.

A frente fria, seguida pela onda de massa de ar polar, chegou segunda-feira (31) ao Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Neste início de semana as temperaturas vão cair ainda no Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Segundo meteorologistas, na madrugada de terça-feira (01) há possibilidade de neve e geada em partes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A previsão indica que a massa de ar frio vai se deslocar, entre segunda e terça-feira, e chegar ao Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As temperaturas devem cair no sul de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Amazonas.

De acordo com a meteorologia, a massa de ar frio deve atuar no Brasil pelo menos até o fim de semana. Na quinta-feira (03) há possibilidade de temperaturas negativas e até geada em regiões altas do Sul do país. Os agricultores estão preocupados com os possíveis efeitos nas plantações, principalmente aquelas em início de germinação.

O Climatempo ressalta que além da possibilidade de neve no Sul, também podem acontecer chuva congelada entre os dias 01 e 02 de novembro, especialmente em áreas gaúchas e catarinenses, além do Paraná, pois é nesta parte do país que o céu fica mais limpo e a massa de ar fria e seca predomina na metade sul do país.

Os mais incrédulos duvidavam de frio tão intenso nessa época do ano. Mas o frio no país já chegou: na noite do dia 25 de outubro de 2022 foi registrada a temperatura de 3,6°C em Vargem Bonita e 3,7°C em Urupema. A previsão é diminua ainda mais a temperatura com a chegada de novembro.

La Niña a grande vilã

Segundo as informações do Climatempo, o fenômeno La Niña deixa as águas do Oceano Pacífico equatorial oriental mais geladas, mas este não foi o único motivo pelo qual a frente fria fora de época está chegando à região Sul. As mudanças climáticas e o avanço do aquecimento global também colaboraram para isso, já que o planeta Terra tenta, de forma natural, equilibrar sua temperatura. Isso causa frios extremos durante curtos períodos em diversas partes do mundo e desta vez, a região Sul deve ser a mais afetada no Brasil.